Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. [Resumo + Review do Livro]

Livro: Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.
Autor: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan
Editora: Elsevier
Ano: Edição 9 (27 de abril de 2010)
Páginas: 240

resumo do livro marketing 3.0

Philip Kotler é um dos maiores nomes de Marketing na atualidade. No livro Marketing 3.0, você entenderá como o marketing funciona com os novos comportamentos do consumidor.

 

O livro mostra como o marketing pode ser aplicado de forma eficaz na vida das pessoas. Se você é da área de marketing ou vendas, é um livro obrigatório na sua bagagem.

Também são citados diversos exemplos de empresas que fazem o uso de estratégias do Marketing 3.0.

A diferenciação é um assunto bem abordado no livro. Como uma empresa pode se diferenciar de seus concorrentes? O Branding vem tento cada vez mais importância nos dias atuais, seja entre as pequenas, médias e grandes empresas.

O que faz com que um consumidor escolha o produto da empresa X ou Y? Será que é só o valor do produto?

Se você está pensando em comprar o livro para pegar uma receita de bolo, aplicar na sua empresa e gerar lucros imediatos esqueça.

Não só o livro, mas o tema marketing é complexo e necessário que se estude com cautela e paciência. Entendendo os conceitos é hora de colocar em prática. Em longo prazo é o que pode fazer a diferença na sua empresa.

Continue lendo este artigo para ver um breve resumo do livro Marketing 3.0 do autor Philip Kotler.

Resumo do Livro Marketing 3.0

O Marketing se adapta conforme a cultura das pessoas. Não pense que os profissionais de marketing lançam tendências ou criam propagandas que induzem os consumidores.

Na verdade, os profissionais de Marketing, estudam minunciosamente o público alvo com o intuito de entender e achar tipos de comunicações que irão surtir efeito neste público.

Só assim os profissionais desenvolvem estratégias de comunicação que podem atrair e convencer o consumidor sobre determinado produto ou serviço.

O Marketing 1.0 surgiu no período da revolução industrial, passando pela área da informação do consumidor que chamamos de Marketing 2.0 até chegar no Marketing 3.0, que ensina os estudos e fundamentos voltados para o lado de entender o consumidor.

Basicamente o autor diz que “o cliente é quem manda”. Com a chegada dos smartphones, redes sociais e diversas outras tecnologias, o cliente ganha voz mais do que em qualquer momento na história.

 

O consumidor dentro de uma loja pode pesquisar preços em qualquer outra loja do país, pode pedir sugestões de outras pessoas que compraram o mesmo produto que ele procura, entre diversas outras situações.

Se as empresas e marcas não se adaptarem a isso, em pouco tempo é muito provável que estejam fadadas ao fracasso.

Os clientes estão cada vez mais instruídos e com necessidades além das básicas, o que faz com que os produtos necessitem atender cada vez mais o cliente.

Para saber mais como suprir todas essas necessidades, recomendo muito a leitura desta obra incrível do autor Philip Kotler.

philip kotler - autor do livro marketing 3.0

Aqui no site já publicamos o resumo de outra obra do autor, o livro Marketing de A a Z. Outra obra incrível que caso você não tenha conhecimento nenhum em marketing, indicaria que você começasse por ele.

Estrutura do livro Marketing 3.0

Parte I – Tendências

Capítulo 1 – Bem vindo ao Marketing 3.0

Capítulo 2 – Futuro modelo para o Marketing 3.0

Parte II – Estratégia

Capítulo 3 – O marketing da missão junto aos consumidores

Capítulo 4 – Marketing dos valores junto aos empregados

Capítulo 5 – Marketing dos valores junto aos parceiros do canal

Capítulo 6 – Marketing da visão junto aos acionistas

Parte III – Aplicação

Capítulo 7 – Propiciando a transformação sociocultural

Capítulo 8 – Criando empreendedores para o mercado emergente

Capítulo 9 – Em busca da sustentabilidade ambiental

Capítulo 10 – Resumo

Se inspire um pouco sobre o mercado, comportamento do consumidor e sobe seus negócios. Recomendo que veja algumas das melhores frases de Philip Kotler.

Para estar um passo à frente de seus concorrentes e para conseguir acompanhar a evolução dos consumidores, é necessário estar antenado em muitas variáveis.

Através do livro Marketing 3.0, você começará a ter uma nova visão sobre o funcionamento do novo comportamento do consumidor, assim poderá fazer uma autoanálise do seu negócio e ver como está se comportando perante o consumidor.

Espero que tenham gostado deste breve resumo do livro Marketing 3.0, do autor Philip Kotler.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o review do livro Marketing 3.0.

Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. [Resumo + Review do Livro]
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros do site!