Marketing de A a Z – 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Resumo + Review do Livro

Livro: Marketing de A a Z – 80 conceitos que todo profissional precisa saber.
Autor: Philip Kotler e Milton Kotler
Editora: Elsevier
Ano: 2003
Páginas: 251

marketing de a a z - philip kotler

Você que está começando a estudar sobre Marketing o livro Marketing de A a Z é uma ótima opção para você!

Uma das frases mais marcantes que já li sobre Philip Kotler está neste livro. “O Marketing não é uma arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido.”

A tarefa de vender um produto começa apenas quando você já possui um produto. Já o Marketing não, começa bem antes mesmo de desenvolver o produto.

Marketing é a lição de casa que sua empresa precisa necessariamente fazer antes de produzir, precificar, lançar e diversas outras coisas no seu produto.

Continue lendo para saber mais sobre o livro Marketing de A a Z do autor Philip Kotler e Milton Kotler.

 

Resumo do Livro Marketing de A a Z – Philip Kotler e Milton Kotler

 

Se você já trabalha na área de Marketing ou então está procurando um livro com conceitos básicos e fundamentais sobre o tema, é muito importante você conhecer este livro.

O livro não é dividido por capítulos ou seções, mas sim por ordem alfabética.

Durante todo o livro, o autor cita os principais conceitos de Marketing que profissionais precisam dominar para conseguir realizar um trabalho efetivo na área de Marketing.

São 251 páginas de muito conteúdo e explicações sobre os mais diversos conceitos sobre esta área.

 

Marketing de A a Z é um bom livro?

 

Em nosso ponto de vista o livro Marketing de A a Z é um livro do ano de 2003 e continua sendo um livro importante para profissionais e estudantes de marketing.

 

Conceitos como Comunicação e Promoção, Concorrentes, Criatividade, Diferenciação, Distribuição e Canais, Estratégia, são apenas alguns dos citados que são de extrema importância na carreira de um profissional ou de uma empresa.

Se você já é um profissional renomado e com grande experiência nesta área, talvez este não seja o livro ideal para você. O livro Administração de Marketing tem uma abrangência sobre o tema bem maior e com conceitos bem mais completos.

Agora se você está começando na área de Marketing, iniciando seus estudos e quer entender a base, este é o livro ideal para você.

Ao todo são 80 conceitos que todo profissional e empresário deve saber para alavancar seus negócios.

Alguns exemplos do livro Marketing de A a Z

São citados vários exemplos de empresas norte-americanas na obra. Os autores citam diversas situações com empresas no universo do marketing e lista algumas das principais funções do profissional encarregado pela área de marketing:

1 – Detectar e avaliar novas oportunidades;

2 – Mapear as percepções, preferências e exigências dos clientes;

3 – Transmitir os desejos e expectativas dos clientes aos projetistas de produtos/serviços;

4 – Garantir excelência no atendimento durante e pós venda;

5 –  Certificar-se de que o cliente recebeu orientações quando ao uso do produto/serviço;

6 – Manter contato com os clientes para assegurar sua satisfação;

7 – Coletar ideias dos clientes para melhorar os produtos e serviços.

 

Outro conceito que também me chamou muito a atenção é o de “Concorrentes”.

Philip Kotler - Autor do livro Marketing de A a Z

Conforme Kotler explica, “…os clientes simplesmente não veem as diferenças. A escolha de uma empresa ou outra é apenas uma questão de cara ou coroa. Portanto, o importante é diferenciar, diferenciar, diferenciar.”

A grande sacada para vencer seu concorrente, é atacar primeiro. Atacar na forma de se antecipar aos concorrentes e se necessário tornar sua própria linha de produtos obsoleta.

 

É um livro incrível e que possui conteúdo sobre marketing bem completo e direto. São conceitos básicos que se você está entrando no mundo de Marketing é de extrema importância ter este livro na prateleira.

Ver livro na Amazon.

Abaixo está o review do Livro Marketing de A a Z | Philip Kotler e Milton Kotler.

Marketing de A a Z – 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Resumo + Review do Livro
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Marketing!