Resumo do Livro Administração de Marketing 14ª edição – Philip Kotler e Kevin L. Keller

Livro: Administração de Marketing 14ª edição.
Autor: Philip Kotler e Kevin L. Keller
Editora: Pearson
Ano: 2013
Páginas: 765

O Livro Administração de Marketing de Philip Kotler e Kevin Lane Keller é considerado um dos livros mais lidos pelos estudantes de Marketing.

A 14ª Edição do Livro trás diversos estudos de casos de empresas brasileiras, onde são explorados situações reais sobre o mercado.

Atualmente Philip Kotler é uma das maiores referências quando falamos a palavra Marketing. No ano de 2005, o autor foi eleito o quarto maior Guru de negócios do mundo pelo Financial Times.

Por isso escolhemos fazer um breve resumo do livro Administração de Marketing de Kotler e Keller. Veja algumas das mais marcantes frases de Philip Kotler.

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Em Resumo, o Livro Administração de Marketing é dividido em 8 partes, veja abaixo:

Parte 1 – O que é administração de Marketing

Parte 2 – Captação de Oportunidades de Marketing

Parte 3 – Conexão com os clientes

Parte 4 – Construindo Marcas Fortes

Parte 5 – Desenvolvimento das Ofertas de Mercado

Parte 6 – Entrega de Valor

Parte 7 – Comunicação do Valor

Parte 8 – Sucesso de Longo Prazo

 

Dentro destas 8 partes, estão 22 capítulos que abordam todos os temas citados acima.

 

Resumo Parte 1 – O que é Administração de Marketing

Nesta parte do livro são abordados temas importantíssimos sobre os conceitos centrais do Marketing.

São temas desde o escopo do Marketing, a que se aplica e quem faz o Marketing. É um conteúdo ideal para quem está iniciando no mundo do Marketing, por isso o livro é tão utilizado nas universidades.

O capítulo 1 é focado em explicar a fundo o Marketing para o Século XXI. Também é citado os 4p´s, que para alguns autores está um pouco defasado esses pontos.

Já o capitulo 2 aborda informações para o desenvolvimento de estratégias e planos de Marketing, realçando temas como cadeia de valor, avaliação de oportunidades de mercado até a pesquisa de marketing.

Resumo Parte 2 – Captação e Oportunidades de Marketing

Para que uma empresa ou um profissional consiga enxergar oportunidades de mercado e aplica-las no seu ambiente, é necessário ter um sistema rico com informações.

A inteligência de Marketing só é possível quando existe um sistema, um banco de informações onde é possível analisar, inserir, extrair e cruzar dados com muita facilidade.

A automação de marketing também está muito relacionada com a parte 2 do capítulo. Conheça uma ferramenta completa sobre automação de marketing clicando no banner abaixo.

Dados demográficos, econômicos, socioculturais, tecnológicos e políticos são fundamentais para que quando uma análise for realizada, os dados sejam suficientes para que não corra o risco de tomar decisões errôneas.

A pesquisa de Marketing também é frisada nesta segunda parte. São citadas as etapas fundamentais para que profissionais possam realizar uma pesquisa perfeita.

Resumo Parte 3 – Conexão com os Clientes

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Criar relações em longo prazo com seus clientes pode ser a melhor alternativa para que sua empresa seja rentável e não dependa loucamente da atração de novos clientes para sobreviver.

Construir valor, satisfação e a fidelidade do cliente são fundamentais para relações em longo prazo. Mas isso não é criado da noite para o dia.

A parte 3 possui um conteúdo denso sobre maximização do valor do cliente, dicas para cultivar o relacionamento, entre diversas outras informações sobre o ciclo de vida, por exemplo.

A identificação de mercados e a seleção de mercados-alvo também são citadas em peso nesta parte.

Muitas empresas se descuidam e tentam fidelizar o cliente que não trás lucro para a empresa, por isso, o capítulo 8 é focado neste conteúdo.

Resumo parte 4 – Construindo marcas fortes

Você sabe o que é brand equity? Se não sabe, você vai aprender quase tudo sobre nos capítulos do livro Administração de Marketing de Kotler e Keller, que estão na parte 4.

Criar marcas fortes é algo complexo e custoso, mas qualquer empresa pode construir uma marca forte.

Ter um bom planejamento e o gerenciamento das marcas é um diferencial simples que muitas organizações não fazem.

Entender a dinâmica competitiva do mercado é extremamente importante para que sua marca busque expansões, defenda sua participação no mercado e crie estratégias para abrir novos mercados.

Inclusive, investir em Marketing em tempos de recessão econômica tem suas vantagens, aproximar-se do cliente em épocas que ninguém está anunciando pode ser a chave para o sucesso.

Resumo parte 5 – Desenvolvimento das ofertas de mercado

Muitas empresas desenvolvem produtos, mas não possui estratégia no produto. O produto desenvolvido está dentro de alguma classificação? Atende determinado público alvo?

Diferenciá-lo da concorrência é fundamental para que seu cliente enxergue valor, mas como fazer isso? Através do design, da embalagem?

Analisar a linha de produtos para adaptação ao mercado, determinação de preços e diversos outros itens são citados nesta etapa do livro.

Acertar no preço também é um fator ignorado por muitas empresas. Do que adianta a empresa ter um produto bonito, atraente, com design incrível e o preço totalmente fora do mercado?

Saber determinar, adequar e mudar o preço do produto ao longo do tempo é um diferencial competitivo que pouquíssimas empresas possuem atualmente.

Resumo Parte 6 – Entrega de Valor

Quais são os papeis dos canais de Marketing?

Sua empresa vende direto para o consumidor final ou sua empresa fornece produtos para uma rede de lojistas?

Existe essa e muitas outras formas de distribuir um produto, mas qual a ideal?

Entender qual a importância dos canais pode mudar a forma que sua empresa atua. Entender a necessidade e o desejo dos clientes pode mudar drasticamente a forma com que você distribui seu produto.

Saber lidar com o varejo, marcas próprias, atacado e logística de mercado é uma das características de um profissional de marketing completo.

Atualmente muitas empresas estão partindo para atuar somente com lojas virtuais, será uma tendência?

Resumo Parte 7 – Comunicação do Valor

Qual a função da comunicação de Marketing e como comunicar da maneira correta?

Para desenvolver uma comunicação eficaz é necessário identificar o público-alvo, determinar os objetivos da comunicação e posteriormente elaborar a comunicação.

Muitas agências e profissionais de Marketing começam o caminho pelo lado inverso. Desenvolvendo a peça e depois visualizam que não estudaram o público alvo.

E quais as mídias ideais para divulgar sua marca/produto?

Saber qual a frequência, cobertura e impacto que sua empresa deseja ter são pontos a serem analisados, inclusive a verba disponível para determinadas ações.

E o Marketing boca-a-boca? Funciona mesmo? O Marketing Direto é a melhor opção para seus produtos?

Em detalhes são citados todos esses tópicos no capítulo 19, na parte 7 do livro.

Resumo Parte 8 – Sucesso de Longo Prazo

Vale mais a pena fazer ou comprar novos produtos para introduzir no mercado?

O desenvolvimento de novos produtos pode ser o grande diferencial da sua empresa, levando em conta que atualmente muitas empresas buscam fazer somente benchmarking.

Os grandes desafios no desenvolvimento de novos produtos podem ser estancados se realizado uma boa seção de geração e seleção de ideias.

A exploração do mercado global também pode ser uma ótima oportunidade para sua empresa. Muitos países necessitam de determinados produtos e podem pagar muito mais do que o mercado interno.

Outras tendências nas práticas de marketing são citadas no capítulo 22, na parte 8 do livro.

Marketing interno, marketing socialmente responsável e marketing social também podem ser excelentes campos para trabalhar.

Bom, este foi o resumo do Livro Administração de Marketing 14ª Edição do autor Philip Kotler e Kevin L. Keller.

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Até a próxima!

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