Marketing 4.0 – Mudança do tradicional para o Digital [Review + Resumo do livro]

Livro: Marketing 4.0 – Mudança do tradicional para o Digital
Autor: Philip Kotler
Editora: Almedina/Actual
Ano: 17 de março de 2017
Páginas: 218

livro marketing 4.0

O livro Marketing 4.0 do autor Philip Kotler é mais uma obra incrível que veio para completar a sequência dos livros anteriores do autor.

No livro Marketing 3.0, Philip Kotler fala sobre o marketing centrado no produto (1.0), o marketing centrado no consumidor (2.0), o marketing centrado no humano (3.0).

Já neste livro, Kotler apresenta o Marketing 4.0 como a consequência natural das etapas anteriores. A principal mensagem que o autor busca transmitir com o livro é que devemos nos adaptar a natureza mutável dos consumidores nesta nova era.

Philip Kotler é um dos nomes mais respeitados na área de Marketing. Em 2005 foi selecionado como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times, atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker.

Se achou interessante esta introdução, continue lendo para ver um breve resumo do livro Marketing 4.0.

Resumo do Livro Marketing 4.0

O Livro Marketing 4.0 possui um conteúdo muito interessante. Se tratando de Philip Kotler, todo o conteúdo é relevante, independente da experiência que você já tenha na área de Marketing ou Administração.

Se você é a “nova geração” de marketeers, você precisa das informações deste livro.

O livro basicamente tem como objetivo ajudar novos profissionais a entender e navegar em um mundo cada vez mais interligado, em um mundo cada vez mais consumista e mutante.

Alcançar clientes em cenários como estes citados acima não é uma tarefa fácil, principalmente com um mercado tão disputado como o atual.

Atualmente o cliente tem menos tempo, menos paciência, querem mais personalização e atenção. O problema é que eles estão cercados de diversas opções e como você ou sua empresa pode competir nesse cenário?

É preciso marcar presenta, atrair a atenção do consumidor e transmitir a sua mensagem de uma maneira que eles estejam dispostos a ouvir.

A maneira antiga de transmitir uma mensagem, a maneira intrusiva, está cada vez mais distante de agradar o consumidor. Vamos dizer que atualmente é o consumidor que procura o seu produto, que procura conhecer sobre a sua empresa.

E como você ou sua empresa pode se conectar com esse consumidor? Como se posicionar no mercado à partir desta nova premissa? É isso que o livro Marketing 4.0 explora e mostra como você deve agir em dias atuais.

Você verá conteúdos sobre como criar uma base de clientes leais, entenderá quem pode moldar o futuro das escolhas do cliente, como se destacar frente a seus concorrentes no cenário atual, entender as novas regras do marketing, entre diversos outros assuntos.

O fato é que os consumidores são mutáveis e quem não buscar entender e se adaptar a essas mutações pode estar ficando para trás dos concorrentes.

Estrutura do livro Marketing 4.0

O livro é dividido 3 partes bem estruturadas que fala sobre tendências sobre Marketing, comportamento do consumidor e aplicações táticas sobre o Marketing na economia digital.

PARTE 1 – As tendências fundamentais que modelam o Marketing

  1. A transferência de poder para os consumidores conectados
  2. Os paradoxos do marketing para os consumidores conectados
  3. As subculturas digitais influentes
  4. Marketing 4.0 na economia digital

PARTE 2 – Novos quadros para o Marketing na economia Digital

  1. O novo percurso do consumidor
  2. Métricas da produtividade do Marketing
  3. Arquétipos e boas práticas dos setores

PARTE 3 – Aplicações táticas de Marketing na Economia Digital

  1. Marketing centrado no humano para a atração da marca
  2. Marketing de conteúdos para a curiosidade da marca
  3. Marketing omnicanal para o compromisso da marca
  4. Marketing de envolvimento para a afinidade da marca

 

Se você gosta dos conteúdos do autor Philip Kotler, então este livro também é leitura obrigatória. Se deseja entender o novo perfil dos consumidores, este livro é muito interessante para dar os novos passos do marketing em mercados de plenas mudanças.

Você profissional da área ou então empresário que busca informações de Marketing em um cenário extremamente competitivo e mutável, deve ler este livro o quanto antes e adaptar a sua empresa e seus negócios para atingir os novos consumidores.

Espero que tenha gostado deste breve resumo do livro.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o Review do Livro Marketing 4.0, Philip Kotler.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *