Título Nacional: Inbound Marketing – Seja Encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs
Autor: Brian Halligan | Dharmesh Shah
Editora: Alta Books
Ano: 2010
ISBN: 978-85-7608-460-0
Número de Páginas: 222
Livro Inbound Marketing – Seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs
O Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada no compartilhamento e criação de conteúdo da mais alta qualidade direcionado para um público alvo.
Um livro de Inbound Marketing que me chamou muito a atenção foi esse daqui que iremos falar nesse review.
Só para você entender a importância do Inbound Marketing, veja algumas estatísticas logo abaixo:
- O Inbound Marketing custa 62% mais barato que o Outbound Marketing;
- As empresas que utilizam blog na sua estratégia conseguem 97% mais links apontando para seu website;
- O ROI (Retorno sobre investimento) médio do Inbound Marketing é de aproximadamente 275%.
E neste livro de Inbound Marketing você irá conhecer praticamente tudo sobre Inbound Marketing.
É um livro bem completo que cita todas as partes detalhadamente da estratégia.
Continue aqui e veja o review completo sobre o livro.
Estrutura do Livro Inbound Marketing
O livro Inbound Marketing possui 16 capítulos e mais algumas dicas, ferramentas e recursos ao final do livro, veja abaixo a estrutura:
Parte 1: Inbound Marketing (Marketing Receptivo
Capítulo 1 . O Comportamento do Consumidor
Capítulo 2 . Seu site é um concentrador de Marketing?
Capítulo 3 . Você tem valor?
Parte 2: Seja encontrado por possíveis clientes
Capítulo 4 .Crie um conteúdo de destaque
Capítulo 5 . Seja encontrado na Blogosfera
Capítulo 6 . Seja encontrado no Google
Capítulo 7 . Seja encontrado na Mídia Social
Parte 3: Convertendo Clientes
Capítulo 8 . Converta Visitantes em cadastros qualificados
Capítulo 9 . Converta possíveis clientes em cadastros qualificados
Capítulo 10 . Converta cadastros qualificados em clientes
Parte 4: Tome decisões melhores
Capítulo 11 . Tome decisões melhores sobre marketing
Capítulo 12 . Escolhendo e avaliando seu pessoal
Capítulo 13 . Escolhendo e avaliando uma agência de RP (Assessoria de Imprensa)
Capítulo 14 . Observe seu concorrente
Capítulo 15 . Compromisso, Paciência e aprendizado
Capítulo 16 . Por que agora?
Detalhando o livro Inbound Marketing
No livro são feitas algumas análises de técnicas de marketing tradicionais, chamada de outbound marketing, como por exemplo, as malas diretas enviadas por correio ou para listas compradas.
Resumidamente, os consumidores não querem mais receber informações de forma interruptiva, por meio de telefonemas, malas diretas, etc.
Os consumidores preferem buscar por uma informação que estejam procurando na hora.
Exemplo disso é acessar o Google ou qualquer outro buscador para pesquisar sobre determinado produto, sobre um carro, um celular ou qualquer outro tipo de produto ou serviço.
Ser encontrado por seus consumidores
Este assunto é focado na primeira parte do livro. A importância de você começar a utilizar as técnicas de Inbound Marketing ao invés de ficar só nas técnicas de Outbound.
E para que você quebre essa barreira, o passo mais importante é começar criando conteúdos de qualidade para seu público alvo.
A ideia dessa estratégia é criar um conteúdo relevante que fará com que seu cliente encontre sua marca, ao invés de você gastar rios de dinheiro fazendo o contrário.
Claro que não adianta somente você ter um conteúdo de qualidade. Esse conteúdo precisa ser encontrado pelos consumidores, aí entra a parte da otimização do seu conteúdo para os motores de busca.
Já este assunto é muito bem explicado na parte 2 do livro.
São abordadas várias técnicas de SEO, Mídias Sociais e blogs. Um apanhado bem geral sobre tudo que você precisa saber para entender sobre a ciência do Inbound Marketing.
Converter clientes através do Inbound Marketing
De que adianta ter um conteúdo de qualidade e ser encontrado por possíveis clientes se você não consegue convertê-lo em cliente ou prospect?
Nesta parte é explicado como você pode utilizar as “call-to-actions“ para gerar conversões para seu negócio
Além da “call-to-action” seu site precisa ter um layout eficaz e atraente, assim o livro cita diversas melhores práticas para ter um layout matador.
Já nas partes finais do livro, concentra-se em formas de você classificar e nutrir esses “leads“, os contatos que você adquiriu através do seu site.
Algo muito interessante citado no livro é que “o problema que a maioria das empresas tem está em conseguir mais ‘leads’ antes de se pensar em fazer a triagem para classificá-los e nutri-los.”
E realmente, do que adianta você ter conteúdos excelentes, convertê-los mas não saber que tipo de comunicação enviar posteriormente para fechar uma venda, por exemplo?
Avaliando a concorrência através do Inbound Marketing
Outro ponto extremamente importante no Inbound Marketing é você estar antenado em seus concorrentes.
Quais ações eles estão tomando? Estão trabalhando com Inbound Marketing? Quais segmentos estão atacando?
Entender a estratégia do seu concorrente pode lhe trazer uma vantagem competitiva muito grande. Fique ligado em seus concorrentes, identifique oportunidades e mantenha a liderança.
Este é um resumo sobre o livro Inbound Marketing – Seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs.
Espero que você tenha gostado deste conteúdo, é um livro que recomendo de mão cheia, pois as técnicas e informações que você aprender neste livro são úteis para qualquer tipo de negócio!
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