Resumo + Review do Livro Facebook Marketing – Camila Porto

Conheça o livro Facebook Marketing Camila Porto

O Livro Facebook Marketing publicado pela editora Novatec pela autora Camila Porto, possui 11 capítulos que estão divididos em 4 partes principais.

É um livro essencial para você que procura entender tudo sobre uma rede social que cresceu inimaginavelmente nos últimos anos.

livro facebook marketing camila porto

Parte 1 – Criar

Esta primeira parte do livro é onde o leitor entende como pode criar uma fan page e um planejamento de marketing para seu negócio, independentemente de qual for o tipo de negócio.

A parte 1 é composta por dois capítulos, que são:

Capítulo 1 – Marketing Pessoal: como usar o Facebook a favor da sua imagem na internet.

Este capítulo é muito interessante onde é explicado várias formas de utilizar o Facebook para fazer seu próprio Marketing ou o Marketing da sua empresa.

São conhecimentos que você pode aplicar na sua carreira, na sua empresa, entre diversas outras aplicações.

Capítulo 2 – O Facebook e o Marketing: como aliá-lo ao seu negócio

No capítulo 2 é apresentado a importância do seu negócio estar presente no Facebook, mas só estar presente não basta.

Você precisa criar uma estratégia para agir no Facebook, ter metas e objetivos. Com mais de 1,7 bilhões de usuários, o Facebook hoje é a rede social mais usada no mundo.

Para que você consiga bons resultados na rede social, você precisa de um plano, uma estratégia bem definida.

Parte II – Engajar

Na segunda parte do livro é abordado conteúdos sobre engajamento na rede social.

Dentro desta parte, estão presentes o 3º e 4º capítulos.

Capítulo 3 – Conteúdo e Engajamento no Facebook

livro facebook marketing capitulo 3

Já sabemos que ter conteúdos com frequência na sua página do Facebook é extremamente importante, mas pode ser qualquer tipo de conteúdo?

Para que seu conteúdo tenha engajamento e gere resultados esperados, seu conteúdo precisa ter qualidade e é isso que você vai ver neste capítulo.

Capítulo 4 – Personalização de fan pages: sua imagem e sua história no Facebook.

Para engajar você precisa chamar a atenção. Para chamar a atenção você precisa ter uma aparência atrativa.

No 4º capítulo você conhecerá como utilizar as oportunidades de personalização de uma página no Facebook, para deixa-la com a cara da sua empresa.

Este capítulo é extremamente importante pois você verá e entenderá diversas sacadas para atrair, engajar e captar fãs.

Parte III – Amplificar

A terceira parte do livro Facebook Marketing é a maior. Com 5 capítulos você verá conteúdos relacionados a como aumentar a sua base fãs e como você pode gerar negócios com o Facebook.

Capítulo 5 – Social Media Optimization: como levar o Facebook onde seu cliente está.

Dentro do Facebook existem diversos recursos que você pode utilizar para agregar valor ao seu site, ao site da sua empresa ou ao seu ecommerce.

O capítulo 5 é focado em mostrar estratégias para que você possa de fato integrar o Facebook com seus outros canais de comunicação.

Capítulo 6 – F-commerce: como usar o Facebook para vender mais e melhor

O Facebook também é muito utilizado com foco total em vendas.

Além de ser uma ferramenta fundamental para relacionamento da sua marca com os consumidores, grandes marcas utilizam o Facebook para vender diretamente pelo Facebook.

Neste capítulo você conhecerá ferramentas que irão lhe ajudar nesta tarefa.

Capítulo 7 – Mídia paga, orgânica e própria: como o Facebook se encaixa em sua comunicação

O excesso de informações atualmente é um dos maiores vilões do déficit de atenção. Todos querem estar online o tempo todo para não perder nada.

Para que você consiga competir com esse “excesso de informação” você precisa entender que existem algumas formas de trabalhar dentro do Facebook.

São as mídias pagas, orgânicas e as próprias. É isso que você verá no capítulo 7.

Capítulo 8 – Anúncios no Facebook

Este é o capítulo para você entender tudo sobre anúncios no Facebook.

Como criar anúncios no Facebook, como aumentar sua base de fãs investindo em anúncios, entre outras formas.

Inclusive, no capítulo 8, você verá algumas regras básicas sobre o que pode e o que não pode ser anunciado no Facebook. É um capítulo muito importante.

Capítulo 9 – Ferramentas avançadas para anúncios no Facebook

O Facebook disponibiliza algumas ferramentas para criação de anúncios. No capítulo 9 do livro Facebook Marketing da Camila Porto, você verá as principais ferramentas que irão lhe auxiliar na criação de anúncios.

São formas de maximizar seu ROI, de descobrir novas oportunidades, de segmentar seu público entre outras possibilidades.

Parte IV – Mensuração

Na última parte do livro você aprenderá a mensurar os resultados que você está obtendo através do Facebook.

Capítulo 10 – Facebook Insights: como mensurar o desempenho das suas estratégias

Acompanhar resultados em tempo real é a grande vantagem de se trabalhar com o Marketing Digital.

Conseguimos acompanhar praticamente tudo em tempo real quando falamos em Marketing Digital, e a mesma coisa acontece com o Facebook.

Você conhecerá a Ferramenta Facebook Insights, a ferramenta oficial do Facebook para que você possa medir resultados da sua página.

Capítulo 11 – Monitoramento e gestão de crise

Por que devemos monitorar as redes sociais, para ninguém falar mal da nossa marca?

Pelo contrário, no livro Facebook Marketing você entenderá por que devemos monitorar as redes sociais.

O capítulo 11 é focado em sobre o que você precisa olhar e monitorar para entender o que o consumidor pensa e fala sobre a sua marca.

Você também entenderá como agir após uma reclamação, elogio ou sugestão.


Bom, esse foi um breve resumo sobre o livro Facebook Marketing da Camila Porto.

Se você quer mais resumos de livros sobre Marketing, fique ligado aqui e receba sempre novidades de livros que podem mudar sua percepção de negócios.

Relacionado a Redes Sociais você pode gostar também do livro 8ps do Marketing Digital, do autor Conrado Adolpho.

Um abraço e até a próxima!

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