Resumo e Review do Livro – Os 8Ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho

livro 8ps do marketing digital

Título Nacional: Os 8Ps do Marketing Digital
Autor: Conrado Adolpho
Editora: Novatec
Ano: 2008
ISBN: 978-85-7522-275-1
Número de Páginas: 904

Sobre o Autor:

Conrado Adolpho é um ser humano multimídia evoluindo em rede.

Conrado Adolpho é formado em Marketing com especialização em Economia, professor da ESPM-SP e da Fundação dom Cabral, autor, consultor, palestrante, empresário, estudioso de filosofia e ativista social.

Idealizador da metodologia 8Ps do Marketing Digital, que é utilizada hoje por diversas agências, faculdades e empresas por todo o Brasil e instituições de alguns outros países.

É um observador atento do impacto da internet na sociedade contemporânea e de como ela transforma o mercado, as empresas e os indivíduos.

Tem como missão pessoal “construir um mundo melhor por meio da internet” e tem alcançado tal objetivo ajudando milhares de pessoas e empresas por meio de suas palavras e do conteúdo compartilhado sobre marketing digital.

 

É consultor de estratégias de negócios em internet para empresas de todo o Brasil e de outros países.

É autor e palestrante internacional e um ser humano que dedica parte do seu tempo a estudar o aspecto transformador da internet. Atualmente divide suas atividades empresariais com seu trabalho e ativismo social.

Atualmente possui uma escola On-Line de negócios chamada 8ps.

O livro 8Ps do Marketing Digital:

Conrado é um dos meus autores favoritos. A simplicidade como escreve e expõe as ideias é impressionante. Os 5 primeiros capítulos falam somente sobre o cenário da sociedade, internet marketing, hábitos de consumo, empresa-consumidor, etc. São quase 300 páginas que você devora tão rapidamente que quando vê já está na segunda parte do livro.

Isso mesmo, o livro 8ps do Marketing Digital é dividido em 2 partes, a primeira parte fala sobre a Economia Digital e a Cibersociedade e a segunda parte é onde o autor fala sobre a metodologia dos 8Ps do Marketing Digital.

Rapidamente vou falar sobre a metodologia 8Ps do Marketing Digital de acordo com minha interpretação.

1ºP – Pesquisa

O Primeiro P, que está situado no capítulo 7, já vale mais do que muitos MBAs que existem por ai.

De uma forma simplificada Conrado mostra como pesquisar, entender e encontrar seu consumidor na internet.

 

Mostra como você pode mapear o perfil do seu consumidor pesquisando sobre seus hábitos de busca e como você pode utilizar isso como uma vantagem competitiva no seu negócio.

2º P – Planejamento

A falta de planejamento e a falta de conhecimento sobre como planejar um negócio ou como montar uma estratégia é a grande causa dos fracassos de negócios iniciantes.

Se você trabalha com a internet ou se seu negócio utiliza a internet em algum momento, você precisa ter conhecimentos multidisciplinares.

Várias competências diferentes em torno de uma missão: terminar o projeto e publicá-lo.

No livro, Conrado mostra um documento que pode conter algumas dezenas de páginas dependendo do tamanho do seu projeto que é explicado passo a passo.

Neste documento de planejamento, deverá conter desde o layout do seu site até como será sua divulgação pelas redes sociais.

3º P – Produção

Saber exatamente o que você quer irá influenciar muito na produção do seu site, dos seus conteúdos.

O 3º P traz grande parte dos acessórios que um site deve ter, tanto em termos de mensuração para o Google, quanto para aumentar o tempo de navegação do consumidor.

Esta parte do livro foca em mostrar o que um site deve ter para se tornar uma verdadeira plataforma de negócios. Mostrará com diversos exemplos a mão na massa.

4º P – Publicação

Só ter um site não basta. Para que ele seja visitado e que você gere negócios com ele você precisa ter tráfego.

E para atrair tráfego você precisa divulgar seu site, seja através de links patrocinados, através de SEO (Otimização para os mecanismos de busca), ou através de redes socais.

Atrair tráfego pago é relativamente fácil, mas o que você deve se preocupar é com o retorno sobre o investimento.

Esse é um dos “Ps” mais extensos e importantes. Fala sobre dois tipos de conteúdo: aquele que você publica no site para atrair consumidores por meio do Google mas também como você deve postar conteúdos que irão converter seus visitantes em clientes.

5º P – Promoção

Investir na internet é um dos meios mais baratos comparado aos outros meios de comunicação, desde que você consiga promover seu conteúdo da maneira correta.

É fundamental que sua empresa utilize a força da comunicação de consumidor a consumidor para que divulgue sua marca.

Entenda como encontrar os “alfas” do mercado e como propagar seu conteúdo na internet.

6º P – Propagação

Este é o momento de interagir com a rede. Você aprenderá a utilizar técnicas para que sites, blogs, fóruns e portais falem bem de você.

A sua marca deve ser propagada pela internet para que você gere capital social e futuramente consiga trocar o capital social pelo capital financeiro.

7º P – Personalização

A personalização gera relacionamento com seu consumidor. Por isso que a propaganda não gera relacionamento.

Na maioria das vezes uma propaganda é de massa, não existe nível de personalização em uma propaganda.

É isso que você vai aprender no 7º P, como personalizar suas comunicações para se relacionar cada vez melhor com seus possíveis clientes.

8º P – Precisão

Se você não medir seus resultados você está andando com os olhos vendados. A mensuração em um negócio virtual é a parte mais importante e que trará os melhores resultados em termos de custo-benefício.

Neste capítulo você aprenderá a interpretar os dados segundo as metas do seu negócio.

Esta etapa não é só analisar números, mas sim fazer uma análise mais humana para gerar insights e modificar o negócio de acordo com as informações que você possui.


Eu indico o 8Ps do Marketing Digital para:

TODOS os estudantes que cursem Marketing, Publicidade, Propaganda, Administração, e qualquer curso que seja possua a matéria de Marketing.

Para TODOS os envolvidos em departamentos de marketing, desde estagiários até diretores de Marketing.

Profissionais Liberais, Autônomos, Empreendedores e pessoas interessadas no mundo do Internet Marketing. Esse livro irá ajudar muito a entender como funciona o mercado digital, como se posicionar nesse mercado e como gerar resultados efetivos.

Uma dica que gostaria de lhe dar é que assim que começar a ler sobre a metodologia no capítulo 7, sobre o 1º P de Pesquisa, comece a aplicar. Conforme você for avançando, vá aplicando os Ps e veja o quão poderoso é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *