A Lógica do Consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos. Resumo e Review do Livro

Livro: A Lógica do consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos.
Autor: Martin Lindstrom
Editora: Leya
Ano: 2008
Páginas: 207

livro a logica do consumo

Imagine-se passeando em um shopping. Nossa, eu preciso comprar essa calça, esse tênis, este celular, aquela blusa. Você tem ideia do que faz com que tenhamos esses sentimentos? Para saber mais sobre este assunto você precisa ler o livro A Lógica do Consumo.

Todos nós somos consumidores, todos querem ter um celular de última geração, uma roupa de marca, um creme antirrugas ou então beber uma Coca-Cola.

E de diversas formas, diariamente somos bombardeados por centenas de mensagens e comerciais.

Mas o que faz com que lembrados de determinada marca ou de outra? O fluxo de informação é tão grande, somos expostos a tantas propagandas, como uma ou outra fica gravada em nosso subconsciente?

Para entender mais sobre a lógica do consumo, veja o resumo do livro A Lógica do Consumo, um dos melhores livros sobre neuromarketing já escritos.

Resumo do Livro A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

O autor Martin Lindstrom é diretor executivo e presidente da Lindstrom Company. É um dos profissionais de marketing mais respeitados em todo o mundo.

Já prestou consultoria para empresas de todo o mundo, como a McDonald’s, Nestlé, Nokia, Microsoft, entre diversas outras.

No livro A Lógica do Consumo, Martin Lindstrom foi um dos primeiros autores a comandar e criar sua própria pesquisa sobre neuromarketing.

Recentemente publiquei o resumo do livro Neuromarketing aplicada a redação publicitária, que possui muito conteúdo interessante relacionado a neuromarketing, mas A Lógica do Consumo é um livro para você entender de fio à pavio sobre o tema.

Neuromarketing vamos dizer que é uma junção do marketing com a ciência. Através dos estudos apresentados no livro, é possível entender mais sobre os pensamentos, sentimentos e desejos que impulsionam as decisões de compras que tomamos todos os dias.

Quanto Martin foi lançar o livro, muitas pessoas estavam preocupadas com o poder que profissionais poderiam ter em posse dessas informações, pois é algo muito poderoso.

Mas o autor acredita que:

“O neuromarketing é simplesmente uma ferramenta, como um martelo. Sim: nas mãos erradas, um martelo pode ser usado para arrebentar a cabeça de alguém, mas esse não é o seu propósito, e isso não significa que os martelos devem ser banidos, confiscados ou proibidos.”

Veja um vídeo do autor falando sobre o livro Small Data

O que você vai ver no livro?

Você acha realmente que o merchandising funciona? Que força tem as logomarcas? Publicidade subliminar ainda ocorre? O nosso comportamento de consumo é afetado pelas maiores religiões do mundo? Que efeitos os avisos e advertências de saúde surtem em nós? Será que o sexo na publicidade funciona?

Essas são algumas das perguntas levantadas na introdução do livro que são respondidas conforme os capítulos avançam.

Por exemplo, você ficará impressionado com o estudo realizado sobre as imagens advertidas nos maços de cigarro. Pelo menos eu fiquei boquiaberta.

 

Divisão de Capítulos – A Lógica do Consumo

O livro está dividido em 11 capítulos que são eles:

  1. Um afluxo de sangue para a cabeça;
    O maior estudo de neuromarketing já realizado
  2. Deve ser este o lugar
    Merchandising, American Idol e o erro multimilionário da Ford
  3. Quero o mesmo que ela pediu;
    Os neurônios-espelho em ação
  4. Não consigo mais ver com clareza;
    Mensagens subliminares, vivas e fortes
  5. Você acredita em magia?
    Ritual, superstição e por que compramos
  6. Façamos uma rápida prece;
    Fé, religião e marcas
  7. Por que escolhi você?
    O poder dos marcadores somáticos
  8. Uma sensação de deslumbramento;
    Vendendo para os sentidos
  9. E a resposta é;
    Neuromarketing e previsão do futuro
  10. Vamos passar a noite juntos;
    Sexo na publicidade
  11. Conclusão;
    Um novo dia

 

O livro A Lógica do Consumo foi um dos melhores livros de Neuromarketing que eu já li até hoje. Encontrei o livro em uma promoção na Amazon, onde comprei o box com 2 livros dou autor, A Lógica do Consumo e o livro Small Data.

Paguei um preço muito em conta e veio em um box bem bacana, que fica bem bonito na estante.

box livros a logica do consumo e small data - livros de marketing

 

Veja o Box com os 2 Livros – Amazon

Abaixo você encontra o review A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

Avalie este post