Resumo e Review do Livro – Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária

Livro: Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária – Descubra como atingir o subconsciente de seu consumidor.
Autor: Lilian S. Gonçalves
Editora: Novatec
Ano: 2013
Páginas: 187

 

O Livro Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária é um excelente livro para você que queira entender melhor como atingir o subconsciente de seu consumidor.

O Neuromarketing é algo novo que vem sendo muito falado ultimamente, mas ainda existem pouquíssimos profissionais que entendem e que sabem utilizar este novo campo do Marketing.

É basicamente utilizar a neurociência (entender o cérebro humano) a favor do seu negócio, utilizando esse entendimento como um aliado para criar seus produtos, comunicações e divulgações.

Neste resumo do livro Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária, você vai entender um pouco mais sobre como utilizar o neuromarketing para se diferenciar de seus concorrentes.

 

 

leia o resumo do livro neuromarketing aplicado a redação publicitária

Resumo do Livro Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária – Lilian S. Gonçalves

 

O livro Neuromarketing é um livro curto e objetivo. Possui 187 páginas de muita informação.

Está dividido em 9 capítulos curtos e diretos onde são explicados praticamente todos os conceitos necessários para que você entenda o básico sobre neuromarketing e aplique esse conhecimento na redação publicitária.

 

Capítulo 1 – O que é neuromarketing?

Existem algumas pessoas que quando estão tristes, vão passear nos shoppings e fazem algumas comprinhas. Isso basta para fazer com que elas voltem com um belo sorriso no rosto.

Muitos podem dizer que é a publicidade que é responsável por essas aquisições. Mas o que realmente influencia as pessoas a fazerem compras, seja por impulso ou não, é o tal do Neuromarketing.

O cérebro representa apenas 3% do peso total do corpo e mesmo assim é responsável pelo gasto de mais de 20% de sua energia.

 

O neuromarketing busca estudar a essência do comportamento do consumidor e quando falamos em comportamento, é claro que o cérebro está envolvido.

Capítulo 2 – Principais descobertas

No capítulo 2 do livro Neuromarketing aplicado à redação publicitária, são compartilhadas as principais descobertas do neuromarketing.

São informações incríveis como a de que o tom da voz que você escolhe para transmitir uma mensagem ocorre em um lado do cérebro, já o conteúdo da mensagem é originado do outro lado do cérebro.

Esse entendimento das regiões do cérebro é útil para entendermos onde são criados determinados impulsos e como podemos atingi-los e interagir com o cérebro do consumidor.

Mais profundamente neste capítulo são distinguidas as camadas do cérebro e como elas funcional, é algo realmente incrível.

 

Capítulo 3 – Decifre seu target

Entender o cérebro do consumidor é importante para que você saiba como atingir e “manipular” seu consumidor.

Mas não é somente isso que você precisa saber. Não adianta somente entender o cérebro e criar mensagens para atingir o consumidor.

É necessário decifrar seu público, entender o que realmente ele procura e o que ele considera importante.

Alguns estudos citados no livro mostram, por exemplo, quais itens os homens realmente se interessam durante um comercial de veículos.

Isso é importante distinguir, pois sua empresa pode estar dando ênfase para itens de baixa importância de acordo com seu target.

Um tópico muito interessante neste capítulo é o “Como as mulheres compram?”. Todos os profissionais de marketing deveriam ler este tópico, pois as mulheres são as principais responsáveis pelas decisões de compra.

o que é neuromarketing

Capítulo 4 – Emoções universais e secundárias

Nossas mentes respondem muito mais rapidamente as mensagens que proporcionam fortes estímulos emocionais.

Propagandas que transmitem e causam emoções é uma das principais rações que levam nosso cérebro a transformar as mensagens em lembranças, e assim sua marca fica gravada na mente do consumidor.

Não adianta você somente criar peças publicitárias ou comerciais tentando vender, mostrar e oferecer produtos.

É necessário criar mensagens que vão mexer com o emocional dos consumidores, para assim você estar atingindo a área de sentimentos e posteriormente ser lembrado por esse consumidor.

Logo abaixo do resumo, vou deixar o Review do livro Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária.

Capítulo 5 – O poder do texto publicitário

A persuasão é uma arma poderosa para atrair e convencer seu público. Como fazemos para transformar mensagens normais em mensagens emotivas que “colam” na mente do consumidor?

Isto é possível através de frases e termos persuasivos. Slogans inesquecíveis, comerciais que lembramos mesmo durante anos, entre diversos outros exemplos.

Neste capítulo são abordadas diversas características que ampliam o poderio do discurso publicitário.

São diversas dicas e sacadas que quando utilizadas com sabedoria e ousadia podem fazer sua mensagem publicitária atrair milhares em novos negócios e perdurar por anos.

Você verá como utilizar o discurso deliberativo, coesão textual, circuito fechado, associação semântica, figuras de linguagem, entre diversas outras técnicas.

 

Capítulo 6 – Publicidade Tradicional: como tudo começou

Durante os primeiros capítulos são citadas as principais descobertas da neurociência e informações sobre o comportamento cerebral.

No capítulo 6 são abordadas informações sobre como tudo isso começou.

É importante também conhecer a história de como tudo isso começou, como a publicidade funcionada em tempos antigos.

Saber a história pode lhe trazer grandes ideias e diferenciais na hora de criar suas peças.

Capítulo 7 – Publicidade na internet: anova fonte de consumo

Muitos estudos, descobertas e aplicações relacionadas ao neuromarketing só foram possíveis devido à internet.

Anúncios, comportamentos e análises são fáceis de fazer e de medir. Assim o neuromarketing ganhou muita força através da publicidade na internet.

Grandes marcas utilizam a publicidade na internet para faturar milhares e milhares de reais. Isso fez com que este mercado crescesse e os estudos para essa área acompanhasse esse crescimento.

Nesta parte do livro você entenderá um pouco mais sobre esse mercado em plena ascensão.

 

Capítulo 8 – Formatos publicitários online

Atualmente existem milhares de formatos publicitários. São tantas coisas novas que às vezes é até difícil de acompanhar.

No livro são abordados diversos formatos publicitários e como funcionam, entre eles estão:

  • Banners
  • Pop-ups
  • Newsletter ou Email-Marketing
  • Rich Media
  • Hot sites
  • Login Ad
  • Mobile Marketing
  • Fan Pages
  • Classificados Online
  • Links Patrocinados
  • Search Engine Optimization (SEO – Otimização de sites) veja o livro A Arte de SEO

É um apanhado geral e de como você pode utilizar esses formatos para atingir e atrair seus consumidores.

 

Capítulo 9 – Marketing Digital: como medir sua eficiência

A vantagem da internet é que se configurado corretamente você consegue medir tudo!

É possível medir cliques, posicionamento, impressões, taxa de cliques, conversões, assistência, retorno sobre o investimento, CPA, Bounce Rate, entre diversas outras métricas.

A importância de medir essas e outras métricas é saber se o retorno sobre o investimento está positivo ou não.

Neste capítulo você irá entender todas estas métricas e como você pode utilizá-las em seu negócio.

contra capa do livro neuromarketing

Espero que você tenha gostado deste resumo do livro Neuromarketing aplicada à redação publicitária.

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Veja abaixo o review do livro.

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