Livro: Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária – Descubra como atingir o subconsciente de seu consumidor.
Autor: Lilian S. Gonçalves
Editora: Novatec
Ano: 2013
Páginas: 187
O Livro Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária é um excelente livro para você que queira entender melhor como atingir o subconsciente de seu consumidor.
O Neuromarketing é algo novo que vem sendo muito falado ultimamente, mas ainda existem pouquíssimos profissionais que entendem e que sabem utilizar este novo campo do Marketing.
É basicamente utilizar a neurociência (entender o cérebro humano) a favor do seu negócio, utilizando esse entendimento como um aliado para criar seus produtos, comunicações e divulgações.
Neste resumo do livro Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária, você vai entender um pouco mais sobre como utilizar o neuromarketing para se diferenciar de seus concorrentes.
Resumo do Livro Neuromarketing aplicado à Redação Publicitária – Lilian S. Gonçalves
O livro Neuromarketing é um livro curto e objetivo. Possui 187 páginas de muita informação.
Está dividido em 9 capítulos curtos e diretos onde são explicados praticamente todos os conceitos necessários para que você entenda o básico sobre neuromarketing e aplique esse conhecimento na redação publicitária.
Capítulo 1 – O que é neuromarketing?
Existem algumas pessoas que quando estão tristes, vão passear nos shoppings e fazem algumas comprinhas. Isso basta para fazer com que elas voltem com um belo sorriso no rosto.
Muitos podem dizer que é a publicidade que é responsável por essas aquisições. Mas o que realmente influencia as pessoas a fazerem compras, seja por impulso ou não, é o tal do Neuromarketing.
O cérebro representa apenas 3% do peso total do corpo e mesmo assim é responsável pelo gasto de mais de 20% de sua energia.
O neuromarketing busca estudar a essência do comportamento do consumidor e quando falamos em comportamento, é claro que o cérebro está envolvido.
Capítulo 2 – Principais descobertas
No capítulo 2 do livro Neuromarketing aplicado à redação publicitária, são compartilhadas as principais descobertas do neuromarketing.
São informações incríveis como a de que o tom da voz que você escolhe para transmitir uma mensagem ocorre em um lado do cérebro, já o conteúdo da mensagem é originado do outro lado do cérebro.
Esse entendimento das regiões do cérebro é útil para entendermos onde são criados determinados impulsos e como podemos atingi-los e interagir com o cérebro do consumidor.
Mais profundamente neste capítulo são distinguidas as camadas do cérebro e como elas funcional, é algo realmente incrível.
Capítulo 3 – Decifre seu target
Entender o cérebro do consumidor é importante para que você saiba como atingir e “manipular” seu consumidor.
Mas não é somente isso que você precisa saber. Não adianta somente entender o cérebro e criar mensagens para atingir o consumidor.
É necessário decifrar seu público, entender o que realmente ele procura e o que ele considera importante.
Alguns estudos citados no livro mostram, por exemplo, quais itens os homens realmente se interessam durante um comercial de veículos.
Isso é importante distinguir, pois sua empresa pode estar dando ênfase para itens de baixa importância de acordo com seu target.
Um tópico muito interessante neste capítulo é o “Como as mulheres compram?”. Todos os profissionais de marketing deveriam ler este tópico, pois as mulheres são as principais responsáveis pelas decisões de compra.
Capítulo 4 – Emoções universais e secundárias
Nossas mentes respondem muito mais rapidamente as mensagens que proporcionam fortes estímulos emocionais.
Propagandas que transmitem e causam emoções é uma das principais rações que levam nosso cérebro a transformar as mensagens em lembranças, e assim sua marca fica gravada na mente do consumidor.
Não adianta você somente criar peças publicitárias ou comerciais tentando vender, mostrar e oferecer produtos.
É necessário criar mensagens que vão mexer com o emocional dos consumidores, para assim você estar atingindo a área de sentimentos e posteriormente ser lembrado por esse consumidor.
Logo abaixo do resumo, vou deixar o Review do livro Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária.
Capítulo 5 – O poder do texto publicitário
A persuasão é uma arma poderosa para atrair e convencer seu público. Como fazemos para transformar mensagens normais em mensagens emotivas que “colam” na mente do consumidor?
Isto é possível através de frases e termos persuasivos. Slogans inesquecíveis, comerciais que lembramos mesmo durante anos, entre diversos outros exemplos.
Neste capítulo são abordadas diversas características que ampliam o poderio do discurso publicitário.
São diversas dicas e sacadas que quando utilizadas com sabedoria e ousadia podem fazer sua mensagem publicitária atrair milhares em novos negócios e perdurar por anos.
Você verá como utilizar o discurso deliberativo, coesão textual, circuito fechado, associação semântica, figuras de linguagem, entre diversas outras técnicas.
Capítulo 6 – Publicidade Tradicional: como tudo começou
Durante os primeiros capítulos são citadas as principais descobertas da neurociência e informações sobre o comportamento cerebral.
No capítulo 6 são abordadas informações sobre como tudo isso começou.
É importante também conhecer a história de como tudo isso começou, como a publicidade funcionada em tempos antigos.
Saber a história pode lhe trazer grandes ideias e diferenciais na hora de criar suas peças.
Capítulo 7 – Publicidade na internet: anova fonte de consumo
Muitos estudos, descobertas e aplicações relacionadas ao neuromarketing só foram possíveis devido à internet.
Anúncios, comportamentos e análises são fáceis de fazer e de medir. Assim o neuromarketing ganhou muita força através da publicidade na internet.
Grandes marcas utilizam a publicidade na internet para faturar milhares e milhares de reais. Isso fez com que este mercado crescesse e os estudos para essa área acompanhasse esse crescimento.
Nesta parte do livro você entenderá um pouco mais sobre esse mercado em plena ascensão.
Capítulo 8 – Formatos publicitários online
Atualmente existem milhares de formatos publicitários. São tantas coisas novas que às vezes é até difícil de acompanhar.
No livro são abordados diversos formatos publicitários e como funcionam, entre eles estão:
- Banners
- Pop-ups
- Newsletter ou Email-Marketing
- Rich Media
- Hot sites
- Login Ad
- Mobile Marketing
- Fan Pages
- Classificados Online
- Links Patrocinados
- Search Engine Optimization (SEO – Otimização de sites) veja o livro A Arte de SEO
É um apanhado geral e de como você pode utilizar esses formatos para atingir e atrair seus consumidores.
Capítulo 9 – Marketing Digital: como medir sua eficiência
A vantagem da internet é que se configurado corretamente você consegue medir tudo!
É possível medir cliques, posicionamento, impressões, taxa de cliques, conversões, assistência, retorno sobre o investimento, CPA, Bounce Rate, entre diversas outras métricas.
A importância de medir essas e outras métricas é saber se o retorno sobre o investimento está positivo ou não.
Neste capítulo você irá entender todas estas métricas e como você pode utilizá-las em seu negócio.
Espero que você tenha gostado deste resumo do livro Neuromarketing aplicada à redação publicitária.
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Veja abaixo o review do livro.