Sem Limites – Livro que conta a história da Netshoes (O maior e-commerce esportivo da América Latina)

Livro: Sem Limites – Da pequena loja de sapatos ao maior e-commerce esportivo da América Latina. A História da Netshoes
Autor: José Eduardo Costa
Editora: Gente
Ano: 30 de abril de 2017
Páginas: 224

livro sem limites - netshoes

O Livro Sem Limites – A História da Netshoes é um livro magnífico para quem gosta de boas histórias e uma excelente narrativa.

A Netshoes é um comércio eletrônico de artigos esportivos fundado no início de 2000, por Marcio Kumrian e Hagop Chabab, dois primos com uma visão incrível sobre empreendedorismo.

A empresa atualmente possui centros de distribuição no Brasil, Argentina e México. É uma marca muito notável que administra lojas oficiais de clubes como Santos, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, entre diversos outros times.

Na verdade, a primeira loja (de calçados) da Netshoes foi fundada em São Paulo, na rua da Universidade Mackenzie. Posteriormente a loja foi abrindo filiais em academias e shoppings em São Paulo.

Apenas em 2002 a Netshoes iniciou suas atividades no comércio eletrônico e em um curto período de tempo, apenas 5 anos, fechou todas as suas lojas físicas e migrou 100% para o ambiente virtual.

Continue lendo para entender mais sobre como uma pequena loja de sapatos se transformou em o maior e-commerce esportivo da América Latina. Leia um breve resumo do Sem Limites – Livro que conta a História da Netshoes.

Resumo do Livro Sem Limites – A História da Netshoes

livro sem limites - a historia da netshoes

Atualmente a Netshoes fatura mais de 2 bilhões de reais e emprega mais de 2 mil colaboradores.

Foi pioneira no Brasil quando falamos em venda de calçados no ambiente online e pelo excelente trabalho feito, serviu de referência para diversas empresas que vieram depois a atuar no mercado.

No livro, você irá conhecer a história de como os empresários fizeram a migração da loja física para atuar somente no ambiente digital, quais foram as maiores dificuldades e os principais desafios enfrentados por eles.

Desde a compra da plataforma até a montagem do primeiro centro de distribuição, o livro trás a história com detalhes da trajetória de uma das marcas mais conhecidas no Brasil.

Toda a parte de inovação e tecnologia que a empresa adota em sua plataforma, as experiências malsucedidas como a Sambashoes para conquistar mercados internacionais, a entrada dos fundos de investimentos entre diversas outras coisas muito interessantes que aconteceu na trajetória da marca.

Outro ponto muito interessante abordado no livro é a concorrência. A disputa entre os concorrentes e o esforço para se tornar uma empresa lucrativa fez com que a Netshoes se tornasse um caso único no comércio eletrônico Brasileiro, digno de uma biografia como esta que estou resumindo aqui no Livros de Marketing.

Particularmente eu deixei de comprar muitas roupas e artigos esportivos em lojas físicas onde moro. Praticamente 90% do que compro relacionado a tênis, shorts, meião, luvas, entre diversos outros itens, compro diretamente no site da Netshoes.

Não sei se ainda está funcionando desta forma, mas uma vez comprei uma chuteira e a mesma ficou apertada. O processo de troca foi totalmente gratuito e em alguns dias recebi uma nova chuteira do tamanho maior, assim como tinha solicitado no momento da troca.

É uma experiência de compra incrível e que pode ter feito a diferença para que a Netshoes conseguisse voar tão alto em diversos lugares do mundo.

Recomendo muito a leitura deste livro. Se você gosta de empreendedorismo, história de empreendedores e cases de sucesso e também entender o que deu errado em algumas situações, este livro é incrível.

Estrutura do livro Sem Limites – Netshoes

O recomeço
Comprar on-line: um novo hábito
Inauguração: 4 de fevereiro
Sonho grande, tombo grande
Sangue de empreendedor
A nova onda
Explorando o shopping virtual
Sem sapatos
Novos negócios
O fim da loja da Maria Antônia
Entra em campo um novo jogador
Em busca da loja perfeita
O colapso da Armênia
Quanto vale a Netshoes?
O comercial mostra os dentes
A tomada do CD
Um líder em operação
O primeiro investidor
A vitrine nova e a cauda longa
Contrapartidas
Mudança de rumo
Um novo concorrente
Uma nova relação de trabalho
Novas ideias
Lições de uma história peculiar

O que você pensaria, em pleno anos 2000 se um vendedor de tênis esportivos decidisse trocar uma academia de ginástica por um ambiente online para atingir consumidores?

Muitas pessoas o chamariam de louco e outras ficariam com medo só esperando ver o que poderia acontecer.

Mas foi isso que os empresários fizeram quando investiram no ambiente online. O livro Sem Limites é uma obra incrível e com um conteúdo realmente interessante sobre uma das maiores marcas do Brasil.

Renove sua visão sobre empreendedorismo e comércio eletrônico.

Espero que tenham gostado deste breve resumo do livro Sem Limites – A História da Netshoes, do autor José Eduardo Costa.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o review do livro Sem Limites – A História da Netshoes.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *