Resumo e Review | A Estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Livro: A Estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
Autor: W. Chan Kim, René Mauborgne
Editora: Elsevier |Campus
Ano: 2005
Páginas: 218

review do livro a estratégia do oceano azul

Depois de ler A Estratégia do Oceano Azul, nunca mais você enxergará seus concorrentes da mesma forma. Apresentamos-lhe o resumo do livro A Estratégia do Oceano Azul para você conhecer o conceito desta estratégia incrível.

No livro, os autores abordam argumentos para que profissionais elaborem e executem estratégias sobre uma abordagem criativa ao invés de combativa.

O livro é dividido em 3 partes, Parte Um – A estratégia do Oceano Azul, Parte Dois – Formulando a estratégia do Oceano Azul e Parte Três – Executando a estratégia do oceano azul.

Também vou fazer um breve review sobre o livro. É um livro muito utilizado nas universidades e recomendado não só para alunos de Marketing, mas também para Administração, Direito entre diversos outros cursos.

Inclusive conheci este livro enquanto cursava a faculdade de Marketing e Propaganda. Se não me engano foi um dos primeiros livros que comprei que compõe meu acervo pessoal.

Resumo do Livro A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul é um livro Best Seller com mais de 2 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e aproximadamente 200 mil exemplares vendidos o Brasil.

O livro analisa as experiências de diversas empresas em áreas diversificadas como relógios, cimento, computadores, automóveis e circo. É citado no livro o exemplo do Cirque Du Soleil.

É incrível o estudo de caso do circo citado no livro. Situações que mostram como a empresa conseguiu se diferenciar de todos os seus concorrentes e inovar em um mercado que estava em pleno declínio.

 

cirque du soleil - livro a estratégia do oceano azul

Parte Um – A estratégia do Oceano azul

Esta parte do livro é focada em contextualizar e explicar o que é a estratégia do Oceano Azul.

Resumidamente, Oceanos Azuis são nichos de mercados ainda inexplorados.

Por exemplo: uma empresa que briga com outras empresas pelo mesmo nicho de mercado está atuando no Oceano Vermelho, onde existem muitos tubarões lutando para conquistar espaço.

Já o Oceano Azul, é um oceano ainda inexplorado, um novo segmento de negócio, onde não existem tubarões brigando pelo território.

Você deve estar imaginando que é difícil criar oceanos azuis para sua empresa ou para o seu negócio. Mas como dito também no resumo do livro Oportunidades Disfarçadas, grandes oportunidades podem surgir a qualquer momento.

No passado eram inexistentes alguns mercados jamais imaginados atualmente. E é com pensamentos assim que precisamos focar em encontrar oportunidades de mercado.

Parte Dois – Formulando a estratégia do Oceano Azul

O princípio da Estratégia do Oceano Azul é mudar a visão de mercado para se libertar da concorrência e criar oceanos azuis.

A grande dificuldade é identificar com sucesso, em meio às milhares de possibilidades existentes, oportunidades de oceano azul comercialmente atraente.

No livro, é abordado um conjunto de modelo das seis fronteiras. Esse modelo foi concebido pelos autores através de diversas pesquisa e análises com empresas que conquistaram oceanos azuis.

O modelo das seis fronteiras é basicamente:

  • Definir o setor de atuação buscando outras empresas semelhantes que são as melhores do mercado;
  • Analisar o setor de forma estratégica e entender como empresas se sobressaem oferecendo este tipo de serviço;
  • Focar no mesmo grupo de adquirentes;
  • Definir de maneira semelhante o escopo dos produtos/serviços;
  • Aceitar os apelos funcionais e emocionais do setor;
  • No momento da formulação da estratégia, concentrar no mesmo ponto e tempo.

Pode parecer confuso para você os tópicos acima, mas dentro do contexto do livro, os tópicos fazem todo sentido.

Durante a parte dois do livro, são abordados detalhadamente todos os seis modelos das fronteiras.

É nesta parte que estão os estudos de caso mais valiosos do livro. São situações e sacadas incríveis que só lendo o livro para entender o que estou falando!

Parte Três – Executando a Estratégia do Oceano Azul

Pesquisa e teoria não vale nada se não for colocada em prática, não é?

Na terceira parte do livro, são abordados 3 capítulos que são fundamentais para sua estratégia ser implementada, analisada e renovada.

Estratégias são planos, são caminhos traçados que se não forem colocados em prática nenhum resultado aparecerá.

Muitas empresas e pessoas se confrontam com a dificuldade de execução.

São várias as dicas fornecidas nesta parte do livro, dicas totalmente práticas para que você consiga da melhor forma possível colocarem em prática todas as etapas da sua estratégia.

Redistribuição de recursos, encontro com clientes, romper barreiras cognitivas, barganhe, utilize recursos motivacionais, cuidado com barreiras políticas entre diversas outras dicas quentíssimas para sua estratégia decolar.

resumo e review do livro a estratégia do oceano azul

Enfim, é um livro excelente, um dos melhores livros de Marketing que eu já li até hoje.

Este resumo do livro A Estratégia do Oceano Azul foi com o objetivo de lhe mostrar todas as vantagens de ler esta obra fantástica.

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Espero que você tenha gostado do conteúdo e se gostou deixe um comentário abaixo.

Um abraço e até a próxima!

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