Livro: Quem mexeu no meu queijo? Uma maneira fantástica de lidar com as mudanças em seu trabalho e em sua vida.
Autor: Spencer Johnson
Editora: Record
Ano: 30 de outubro de 1998
Páginas: 107
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o livro Quem Mexeu no Meu Queijo na faculdade, no trabalho ou então na escola.
É uma parábola simples que revelam diversas verdades sobre mudanças. Basicamente o queijo é uma metáfora daquilo que desejamos ter em nossas vidas, como um bom emprego, relacionamentos, dinheiro, saúde, entre diversas outras coisas.
Já o labirinto é o local onde nós procuramos isso. É a empresa onde trabalhamos, nossa família, comunidade, enfim.
Ao longo das páginas, os personagens passam por diversas situações com mudanças inesperadas. Lembro que li este livro para fazer um trabalho da faculdade. O reli recentemente, pois precisava passar novamente por esses ensinamentos.
Conseguimos extrair diversas lições deste livro como encarar mudanças e tirar o maior proveito possível delas. Do que adianta ficar só no pessimismo? Provavelmente as coisas não voltarão como elas eram então bola pra frente.
Outros leitores acham apenas um livro “motivacional” e realmente é um livro motivacional, mas tudo depende dos olhos de quem vê.
Se você já é uma pessoa extremamente motivada, campeã e bem sucedida em todas as áreas da sua vida, não recomendo que continue lendo o resumo do livro Quem Mexeu no Meu Queijo. Caso contrário, ótima leitura 🙂
Resumo do Livro Quem Mexeu no meu Queijo
O livro Quem Mexeu no meu Livro possui uma linguagem extremamente simples e rápida. São um pouco mais de 100 páginas o que torna a leitura muito dinâmica.
Os acontecimentos giram em torno de dois ratinhos, o Sniff e o Scurry. Os dois, todas as manhãs andam por um labirinto buscando depósitos de queijos.
Todo santo dia eles encontram uma grande quantidade de queijo no mesmo lugar, até que um dia, chegam ao local e percebem que o queijo desapareceu, proporcionando aos personagens uma nova busca por locais que possuem queijos.
Claro que cada personagem tem uma reação a encarar esta situação, e aí que a história fica interessante. Sabe aquele momento que você está acomodado e está em uma posição muito favorável? Fica difícil mudar de hábito, não é?
Através de metáforas muito bem elaboradas e escritas, o livro mostra como na maioria das vezes nos complicamos demais as coisas e que a simplicidade é a nossa melhor aliada para a solução de problemas.
Independente da situação seja profissional, pessoal, ou qualquer outro tipo, a adaptação é a arma do sucesso.
Outro ponto muito bem abordado no livro é o medo. Se você não tivesse medo de nada, o que faria? Seja no trabalho, na vida amorosa, com seus familiares, quais seriam suas atitudes?
Estrutura do livro Quem Mexeu no meu Queijo
A história por trás da história por Kenneth Blanchard, Ph.D
Uma reunião: Chicago
A história
Um debate: Mais tarde, naquele mesmo dia
Segundo o autor, existem diversas histórias baseadas em fatos reais que ouvimos sobre o impacto do livro Quem Mexeu no meu Queijo, que impactou e mudou diversas pessoas, seja na vida profissional ou amorosa.
Como vivemos em tempos de mudança, todos os dias estão mexendo no nosso “queijo”.
Enfim, o livro se baseia mudanças e se adaptar a elas. Saber identificar e como se adaptar as diversas mudanças que enfrentamos diariamente pode ser o segredo para você elevar sua vida a outro patamar.
Espero que tenham gostado deste breve resumo do livro Quem Mexeu no meu Queijo, do autor Spencer Johnson.
Veja este livro na loja da Amazon.
Abaixo você encontra o review do livro Quem Mexeu no meu Queijo.