A Arte de SEO – Resumo + Review

Livro: A Arte de SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos de Busca
(2ª Edição Revisada e ampliada)
Autores: Eric Enge, Stephan Spender, Jessie Stricchiola, Rand Fishkin
EditoraO’Reilly, Novatec
Ano: 2012
Páginas: 751

resumo do livro a arte de seo

O Livro A Arte de Seo é um livro raro para se encontrar em livrarias. Acredito que por abordar um tema não muito conhecido, faz com que poucas livrarias o tenham em estoque.

É um dos livros de otimização de sites mais caros do mercado, mas isso não quer dizer que não valha a pena. 

Atualmente utilizo este livro de otimização para diversos projetos pessoais, inclusive aqui no Livros de Marketing.

Comprei este livro uns 2 anos atrás. Procurei em diversas livrarias aqui da região e também para comprar online, mas ou o livro estava muito caro (em torno de R$ 160,00) ou estava indisponível.

Encontrei um vendedor através da OLX, que provavelmente estava se desfazendo deste livro e outros. Consegui comprá-lo por volta de R$ 50,00. Excelente negócio

 

Resumo do livro A Arte de Seo – 2ª Edição

O livro está muito bem dividido em 14 capítulos que são essenciais para você que quer aprender sobre otimização de sites

É um dos livros de maior referência sobre otimização. Existem outros livros desta área que você precisa ler do começo ao fim para entender o conteúdo.

Em especial, a Arte de Seo, não é necessário ler por completo para aprender o conteúdo. Você pode começar lendo por qualquer capítulo.

É claro que para entender todo o contexto sobre otimização, buscadores, usuários, entre outros fatores, é fundamental que você não pule nenhum capítulo.

Se você não sabe nada sobre este tema, neste livro de SEO você irá aprender 70% sobre todo o universo do SEO. Este livro é a base, o alicerce para você começar a alavancar seus websites.

 

Capítulo 1 – Busca: Reflexão da consciência e conexão do comércio

No capítulo 1 do livro, são abordados temas sobre qual a fatia de mercado dos mecanismos de busca. Você irá se surpreender com o mercado envolvido nesta área, principalmente nos Estados Unidos, mas que vem crescendo bastante no Brasil.

Entender como os mecanismos de busca funcionam não serve de nada se você não compreender antes como as pessoas fazem buscas.

 

Do que adianta você saber criar conteúdos perfeitos para os mecanismos mas que são péssimos para os consumidores? Esses são pontos bastante abordados neste capítulo.

 

Capítulo 2 – Fundamentos dos mecanismos de busca

Após entender como os usuários realizam pesquisas, é importante entender à fundo os resultados de um mecanismo de busca. Entender o que são algoritmos, robôs, indexação, rastreamento e classificação.

São informações esclarecedoras que a partir do momento que você entende, sua visão sobre a criação e conteúdo nunca mais será a mesma.

Existem também mecanismos de busca específicos para cada país. Se você irá trabalhar com projetos em outros países, você terá uma boa base neste capítulo.

 

Capítulo 3 – Como determinar seus objetivos de SEO e definir o público de seu site

Muitos usuários desenvolvem seus websites antes mesmo de determinar quais são os objetivos do site. Então nem vamos falar nos objetivos de SEO.

Desenvolver um plano de SEO antes de começar o desenvolvimento do website é estar anos luz de muitos players do mercado.

O livro A Arte de SEO aborda tópicos para você fazer projetos de SEO para tráfego puro, vendas de comércio eletrônico, conscientização/branding, marketing direto, controle de reputação e influência ideológica.

Este capítulo foi muito útil quando comecei a trabalhar com um cliente que possuía resultados negativos nos resultados de busca.

Se você digitasse o nome da empresa no Google, apareciam resultados negativos relacionados à marca. Aplicando as técnicas e dicas abordadas no livro, foi fácil remover esses resultados.

 

Capítulo 4 – Primeiras Etapas de SEO

Definindo o plano da otimização do site, é a hora de começar o desenvolvimento do site. Quem fica responsável pelo quê? Como será a arquitetura de informação do site?

Pode parecer um pouco confuso, mas a arquitetura de informação do seu site pode definir o sucesso ou o fracasso do seu projeto.

Agora se você já possui um site, como identificar problemas de SEO e como resolvê-los? Identificar os principais concorrentes também é fundamental para que seu trabalho possa ser ajustado e melhorado de acordo com as estratégias vigentes no mercado.

A geração de conteúdo muitas vezes é um empecilho nos projetos de website, no capítulo é abordado um tema sobre como utilizar os bens da empresa para SEO.

 

Capítulo 5 – Pesquisa por palavras-chave

palavras chaves - a arte de seo

Um dos grandes segredos do sucesso da otimização de sites é a pesquisa por palavras-chaves. Do que adianta ter um site nas primeiras posições dos buscadores sendo que existem poucas buscas para este termo?

Ou então um termo que possui muitas buscas, mas é um termo frio, que não geram vendas ou negócios para você, do que adianta?

É um capítulo fundamental, que pode ser lido à parte, mesmo sem ler o restante do livro. Você irá aprender também sobre tendências, sazonalidade e flutuações sazonais na demanda de palavras-chave.

 

Capítulo 6 – Como desenvolver um site voltado para SEO

Para que seu site seja bem visto aos olhos dos buscadores, é necessário torná-lo acessível aos buscadores.

A arquitetura de informação é ponto chave para isso, além do domínio, subdomínio, otimização dos domínios e URLs, direcionamento de palavras chaves e otimização de conteúdo.

Outro fator importante para se analisar é o conteúdo duplicado. Tome bastante cuidado com esse tipo de prática, pois está se tornando muito comum.

Saber qual CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) escolher também pode levar seu site ao sucesso ou ao fracasso. Muitos profissionais erram na hora de escolher o CMS, causando uma verdadeira pane no site.

 

Capítulo 7 – Como criar um conteúdo adequado para links e marketing de links

A atração de links é algo muito importante para que seu site suba posições nos mecanismos de busca. Saber como os links influenciam seu posicionamento pode ser o pulo do gato para ultrapassar seus concorrentes.

A construção de links não é uma tarefa fácil, mas se realizada com excelência, pode fazer a diferença entre seu site faturar R$ 100,00/mês ou R$ 10.000,00/mês.

A criação de conteúdos de qualidade é uma das formas mais assertivas de atrair links, mas quais alternativas? Posso usar as redes sociais para atrair links para meu conteúdo?

E o spam, como os buscadores detectam e como eu posso me prevenir disto? São todos temas abordados neste capítulo.

 

Capítulo 8 – Como as mídias sociais e os dados de usuários influenciam resultados de busca e classificações?

Os sinais sociais estão sendo bem vistos pelos buscadores? Esses sinais podem influenciar nos resultados de busca?

Saber o que vale mais, se um link externo ou um compartilhamento nas redes sociais, pode fazer com que você foque e crie estratégias especificas para cada segmento.

Monitorar, medir e melhorar o marketing nas redes sociais podem trazer resultados significativos para posições do seu website.

 

Capítulo 9 – Otimização para buscas verticais

A busca vertical veio para tentar diminuir o esforço do usuário no processo de busca, oferecendo imagens, videos, e diversos outros resultados condizente com a busca do usuário.

Entender as oportunidades neste mercado é excelente. Muitas empresas e marcas não sabem aproveitar oportunidades. Entender como otimizar para buscas locais pode ser uma grande vantagem.

Otimizar para imagens, produtos, vídeos, blogs e vídeos podem deixar seu conteúdo nas primeiras posições mesmo sem seu site estar no topo dos resultados.

 

Capítulo 10 – Como rastrear resultados e medir o sucesso

resumo do livro - a arte de seo

Nada adianta fazer modificações, criar conteúdos sem que você possa medir os resultados que isto está trazendo.

Medir o tráfego de busca não é difícil, só um pouco complexo em alguns casos. Neste capítulo você verá quais as métricas devem ser analisadas, quais os principais indicadores de desempenho para SEO e verá diversas ferramentas para utilizar nesta etapa do projeto.

 

Capítulo 11 – Mudanças de domínio, reprojetos pós-SEO, identificação e solução de problemas

Está precisando mover um conteúdo de um site para o outro? Ou então precisa mudar o domínio ou trocar de servidor?

Este capítulo é extraordinário! Muitas empresas (de desenvolvimento de websites) precisam ler esse conteúdo. Algumas empresas criam novos sites para seus clientes, mas se esquecem da indexação das páginas antigas.

Quando e mudado o servidor do site, toda a indexação é perdida caso não seja realizada alterações básicas para dizer ao buscador que seu site está mudando de servidor.

Neste capítulo são citados diversos exemplos e o que é necessário fazer em casos como estes.

 

Capítulo 12 – Pesquisas e estudos de SEO

Aprender SEO é uma tarefa que exige bastante atualização, pois os buscadores evoluem constantemente e também o comportamento de busca na web muda constantemente.

Alguns recursos ajudam os profissionais ou curiosos de SEO a entenderem mais rapidamente este comportamento e estas mudanças.

Existem diversos sites especializados no tema SEO que você pode seguir, se atualizar e buscar informações.

São citadas diversas fontes de pesquisa, ferramentas e testes que são realizados no mundo SEO, que você pode acompanhar e se atualizar constantemente.

 

Capítulo 13 – Montar uma equipe de SEO interna, terceirizar ou fazer as duas coisas?

Quando se trabalha com grandes projetos de SEO, a melhor opção é montar uma equipe interna, terceirizar ou fazer as duas coisas?

O SEO pode ser um negócio e muitas empresas já estão enxergando esta oportunidade. Uma das grandes dificuldades de empresas que precisam do trabalho de SEO é treinar um talento interno para isto.

Os recursos podem ser limitados, a mão de obra pode ser pequena, entre diversos outros fatores.

Este capítulo é focado para que o profissional saiba lidar com qualquer tipo de situação que ele enfrente. Inclusive desenvolver uma cultura de otimização de sites dentro da sua própria empresa.

 

Capítulo 14 – Uma forma de arte em evolução: o futuro da SEO

Como se manter atualizado e no mercado com esta constante evolução do mundo da otimização?

As buscas locais e os dispositivos móveis são tendências que estão mais claras principalmente agora no ano de 2017.

Muitas compras estão sendo realizada através de dispositivos móveis, a busca local está tendo uma grande influência nos resultados de busca, entre diversas outras informações.

Como fazer parte desta arte? Como se atualizar e acompanhar este mercado em constante evolução? Os autores dão opiniões sobre o mercado neste capítulo.

 


Este foi o resumo e um review sobre o livro A Arte de SEO – Dominando a otimização dos Mecanismos de busca – 2ª edição revisada e ampliada.

Espero que tenha gostado, se tem interesse em saber algo sobre algum livro de Marketing, deixe seu comentário, será um prazer fazer review do livro.

Abraços e até a próxima!

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