O Poder dos Modelos Replicáveis – A construção de negócios duradouros em um mundo em constante transformação | Resumo e Review

Livro: O Poder dos Modelos Replicáveis – A construção de negócios duradouros em um mundo em constante transformação
Autor: Chris Zook | James Allen
Editora: Campus
Ano: 2012
Páginas: 241

livro o poder dos modelos replicáveis

O livro o Poder dos Modelos Replicáveis é uma obra onde os autores advertem que a complexidade é o assassino silencioso do crescimento lucrativo.

A grande maioria das empresas bem-sucedidas, seja em qual for o segmento, são duradouras por preservarem a simplicidade em seu núcleo.

Algo que acontece com muita frequência são as empresas não desviarem do seu modelo de negócios e também não se renovarem.

O que faz uma empresa ter sucesso é construir um “modelo de negócios replicável”, que produzirá melhorias continuas e permitirá adaptar a empresa rapidamente a mudanças.

 

 

Resumo do Livro O Poder dos Modelos Replicáveis – Chris Zook e James Allen

 

O Poder dos Modelos Replicáveis é um livro que trás informações extremamente úteis para empresas que buscam crescer de forma sustentável e independente do momento econômico, consigam superar obstáculos que possam surgir.

São abordados temas sobre como as empresas crescem (de acordo com estudos realizados em centenas de empresas).

O livro é dividido em apenas 6 capítulos, onde os autores explicam o que é o modelo replicável de negócios, seus princípios e como triunfar com um modelo replicável.

 

1- O Modelo Replicável

Segundo os autores, o sucesso de uma empresa não tem a ver com a escolha do mercado, mas, sim, com o projeto estrutural de uma empresa e como ela se adapta continuamente as mudanças de mercado.

Neste capítulo são citados vários exemplos e lições das empresas com histórias de sucesso duradouras, como é o caso da Ikea, Faber-Castel, Nike, Amazon, Google entre diversas outras marcas.

Existem alguns princípios que uma empresa deve seguir para conseguir ter um modelo de negócio replicável, que são:

 

  • Core forte e bem diferenciado
  • Regras não negociáveis claras
  • Sistemas de aprendizado em loop fechado

Saber o que os modelos replicáveis não são, também é de extrema importância para identificar se sua empresa está no caminho certo ou não.

Nesta primeira parte do livro, são abordados temas para que você não tenha dúvida sobre o que é ou não é um modelo replicável.

2- Princípio 1: Core bem diferenciado

No capítulo 2, é explicada a fundo a importância de ter um Core Business bem diferenciado. Continuam sendo trazidos diversos exemplos de grandes marcas que possuem esse tipo de diferenciação.

E como sua empresa pode se diferenciar de seus concorrentes? De acordo com Chris Zook e James Allen, existem três maneiras:

  • Superioridade da economia de custos
  • Singularidade dos atributos dos produtos
  • Controle de posição relevante em um sistema econômico maior.

 

3- Princípio 2: Regras não negociáveis claras

 

Regras não negociáveis” é uma expressão utilizada para descrever uma ideia muito rica.

A ideia é traduzir os pontos mais importantes da estratégia em afirmações prescritivas que pessoas em toda a organização possa entender, expressar e aplicar para tomar as decisões.

E o que caracteriza as boas regras não negociáveis? Segundo os autores, as melhores regras não negociáveis são as duras e objetivas ao invés de brandas e vagas.

Nesta etapa também são citadas algumas ideias que você pode utilizar como ponto de partida para criar suas regras não negociáveis.

 

contra capa do livro o poder dos modelos replicáveis

Contra Capa do livro – O Poder dos Modelos Replicáveis

4- Princípio 3: Aprendizagem em loop fechado

 

Neste capítulo é explicado como o aumento da eficácia dos processos de aprendizagem confere vantagem competitiva.

Também é descrito os sistemas que as empresas utilizam e que fazem as empresas se adaptarem com mais rapidez.

A essência e o poder da Aprendizagem em Loop Fechado é a capacidade de gerenciar melhor os riscos da adaptação em vez de apenas estimular a tomada de mais riscos.

 

5- Liderança: Liberdade ou estrutura?

 

Entender os comportamentos de liderança é fundamental e podem ajudar o CEO, o diretor da empresa e as equipes de gestão a sustentar e adaptar os Modelos Replicáveis de suas empresas, combatendo as forças naturais da desordem.

O fato é que nenhuma solução isolada funciona em todas as empresas. Agora, os líderes das empresas onde existem modelos replicáveis, fizeram diversas coisas e de maneira consistente para equilibrar as tensões entre a liberdade e estrutura.

Existem três princípios estruturais que definem um modelo replicável bem estruturado. Os três princípios são citados e exemplificados nesta parte do livro.

 

6- O triunfo da simplicidade

Na maioria das vezes, quando empresas começam a atingir o sucesso, seus líderes, CEOS e diretores começam a se afastar da “linha de frente”, que são os cliente e até mesmo os colaboradores.

É claro que o crescimento aumenta muito o fluxo de trabalho, principalmente para os cargos citados acima, mas é onde mora o grande perigo dos modelos replicáveis.

Para que sua empresa esteja constante e ativa utilizando os modelos replicáveis, a simplicidade é de extrema importância.

Tarefas e processos complexos custam caro e são citados diversos exemplos disto nesta etapa do livro.

A complexidade confunde a organização e pode fazer com que a empresa comece a tratar o cliente de forma não desejada.

A última etapa para que você consiga aplicar um modelo replicável na sua empresa é o triunfo da simplicidade.

 

Espero que tenha gostado deste resumo do livro O Poder dos Modelos Replicáveis dos autores Chris Zook e James Allen.

É uma ótima leitura para você profissional que busca a construção de negócios duradouros em um mundo em constante transformação.

Veja o livro na loja da Amazon.

 

Veja abaixo o review do Livro O Poder dos Modelos Replicáveis – Chris Zook e James Allen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *