O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança [Resumo + Review do Livro]

Livro: O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Ano: 2010
Páginas: 144

resumo do livro o monge e o executivo

Liderança é o tema principal do livro O Monge e o Executivo. A história de John Daily, um supero ocupado gerente geral de uma indústria de vidros.

 

A vida de John parecia equilibrada em todos os sentidos, trabalho, amizades, família, mas de repente percebeu que sua família estava se desestruturando, o negócio não estava indo bem e o relacionamento com os filhos também não estava dos melhores.

O livro destaca pontos importantes sobre liderança, sobre motivação de pessoas e como lidar com diferentes personalidades.

Segundo o autor, a base da liderança não é o poder, ao contrário do que muitos empresários e gestores aplicam. A autoridade é conquistada com amor, dedicação e respeito.

A obra também destaca a diferença entre o líder e o gerente. O líder é aquele perfil que lidera as pessoas e o gerente organiza coisas e objetos.

Continue nesta página para ler o resumo do livro O Monge e o Executivo.

Resumo do Livro O Monge e o Executivo – James C. Hunter

O livro O Monge e o Executivo deixa muito claro como uma habilidade é uma capacidade adquirida que pode ser aprendida e desenvolvida se usada as ações adequadas.

É claro que alguns dos ensinamentos do livro são óbvios e evidentes para algumas pessoas, mas passam despercebidos por outras pessoas. Por que acha que temos tanto chefes terríveis?

Esta não é uma leitura para ser feita rapidamente, o tema está bem relacionado a autoajuda, então é necessário dedicar um tempo para refletir sobre os ensinamentos do conteúdo.

Se você busca exercer qualquer tipo de liderança, seja ela formal (em uma empresa, na sua casa, comunidade), é um conteúdo indispensável. Possui uma ordem cronológica muito bacana e consegue em poucas páginas passar muitos exemplos para o leitor.

Todas as qualidades são comportamentos a serem escolhidos e com esforço, desenvolvidos.

Um ponto muito interessante da obra é sobre autoridade e poder. A autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Autoridade é a capacidade de influenciar as pessoas, é conseguir que outras pessoas façam o que desejamos. Uma outra obra muito interessante sobre influência e persuasão é o livro Armas da Persuasão.

 

Tudo na vida gira em torno de relacionamentos e esse é um tema que o livro trata muito bem. Os lideres de verdade, tem essa capacidade de construir relacionamentos extremamente saudáveis.

São relacionamentos com clientes, empregados, donos, fornecedores e isso assegura um negócio saudável. Muitas pessoas estão preocupadas em obter e manter relacionamentos que sobrevivam fora da empresa onde trabalham, e isso diferencia um grande líder de uma pessoa normal.

james c hunter - autor do livro o monge e o executivo

James C. Hunter – Autor do Livro O Monge e o Executivo

Estrutura do livro O Monge e o Executivo

Prefácio
Prólogo
Capítulo 1 – As definições
Capítulo 2 – O velho paradigma
Capítulo 3 – O modelo
Capítulo 4 – O verbo
Capítulo 5 – O ambiente
Capítulo 6 – A escolha
Capítulo 7 – A recompensa
Epílogo

O Monge e o Executivo é basicamente um livro de autoajuda que nos faz viajar pelo mundo do personagem John, que é um executivo que está passando por diversas dificuldades na sua vida.

Toda a história se passa em um monteiro, onde Jhon conhece um frade chamado Simeão, que lhe mostra o verdadeiro sentido de liderar.

No progresso do livro, o autor coloca, capítulo a capítulo, experiências e ensinamentos que devemos levar para o resto da vida. Coisas que a principio podem parecer simples, mas que são fundamentais e muitas vezes temos grande dificuldade para alcança-las.

No meu ponto de vista, é um livro que propõe um desavio de reavaliarmos nossas vidas e que possamos nos esforçar mais para sermos um bom líder independente da área, familiar, pessoal ou profissional.

É necessário que estejamos atentos às lições de vida que recebemos a todo o momento. Muitos dos ensinamentos não nos damos conta que estão nos impactando, mas é importante que aprendamos a analisar com mais senso crítico essas situações.

Espero que tenham gostado deste resumo do livro O Monge e o Executivo, do autor James C. Hunter.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o review do livro O Monge e o Executivo.

O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança [Resumo + Review do Livro]
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Administração!