Resumo e Review do Livro Criatividade S.A. – Ed Catmull

Livro Criatividade S.A. – Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração.
Autor: Ed Catmull com Amy Wallace
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 319

 

Livro Criatividade Sa

 

Vai me dizer que você nunca assistiu um filme da Pixar? O livro Criatividade S.A. foi escrito por Ed Catmull, presidente da Pixar Animation e Disney Animation.

Acredito que se você assistiu alguns filmes da Pixar como o Toy Story, Monstros S.A., Procurando Nemo, Up – Altas Aventuras, já deve ter se emocionado com as histórias incríveis dos filmes.

A grande diferença entre a Pixar e qualquer outra empresa produtora de filmes é a forma com que a história é criada e contada.

 

Muitas pessoas têm pré-conceito com filmes de animação. “São filmes de criancinha”, “Ah, filme de desenho”, entre outros. Mas já vi muitos adultos gostarem e se emocionarem assistindo Up, por exemplo.

Para quem não sabe, não foi Steve Jobs quem criou a Pixar, ela foi criada após a compra de outra empresa da Graphics Group e rebatizada de Pixar. Assim Jobs era apenas um investidor.

Tudo começou com Ed Catmull almejando criar o primeiro longa metragem de animação através de um computador.

É claro que na época isso não seria fácil, pois a tecnologia precisava ser criada, evoluída e aperfeiçoada.

Mas com muitos tropeços, experiências e acertos, em 1995 foi lançado o primeiro filme que foi um marco no cinema, Toy Story.

Nós da Livros de Marketing resolvemos criar um resumo sobre o livro Criatividade S.A.

Lições de empreendedorismo no Livro Criatividade S.A.

livro criatividade sa - os incriveis

O livro demonstra a filosofia implantada e adotada na Pixar por Ed Catmull. Resumidamente, a tecnologia nunca deve estar acima de uma boa história.

 

Inclusive, quando o assunto é inspiração criativa, o autor deixa claro que as hierarquias das empresas perdem significado.

Histórias de como lidar com o fracasso, cercar-se de pessoas inteligentes e criativas, estimular a opinião e colaboração de todos na equipe, reuniões de brainstorm, entre outras são citadas no livro Criatividade S.A.

Outro ponto incrível citado no livro são as diversas mudanças que ocorreram nas histórias dos filmes.

Ideias que foram totalmente reformuladas com o intuito de buscar a extrema qualidade com grande apelo emocional.

O livro Criatividade S.A. foi escrito por Ed Catmull em parceria com a josnalista Amy Wallace.

É um mix de biografia e lições de empreendedorismo, onde Ed Catmull expõe sua trajetória e suas escolhas que o tornaram um líder nesta indústria de criatividade e entretenimento.

Compartilhamento de conteúdo – A grande sacada de Ed Catmull

livro criatividade sa - toy story

Na década de 70, Ed Catmull foi contratado pelo Instituto de Tecnologia de Nova York para coordenar um laboratório que desenvolveria animações.

Assim como em muitos outros mercados, enquanto outros profissionais da área tentavam ser os primeiros a criar e lançar algum feito, Ed  Catmull tornaram públicos seus estudos sobre computação gráfica.

A ideia era compartilhar o que eles já tinham desenvolvido na área tecnológica para contribuir e fortalecer toda a comunidade.

Isso pode ter sido um dos fatores que fez com que George Lucas, (criador do Star Wars) convidar Ed para criar um departamento de computação na Lucasfilm.

Durante sua entrevista de emprego, foi perguntado a Ed quais outros profissionais da área poderiam também participar deste projeto.

Sem hesitar, Ed citou diversos nomes de pessoas que realizavam um ótimo trabalho nesta área criativa e tecnológica.

Essa honestidade fez com que ele ganhasse a vaga, e depois de algum tempo, descobriu que a Lucasfilm já havia entrevistado todos esses nomes que ele tinha citado na entrevista, mas nenhum respondeu a altura.

O Banco de Cérebros – A 2ª grande sacada do livro Criatividade S.A.

Tem um capítulo especial dedicado ao Banco de Cérebros.

Segundo Ed Catmul,

O Banco de Cérebros, que se reúne a cada dois ou três meses para avaliar cada filme que estamos produzindo, é o nosso principal sistema para conversas diretas.

Sua premissa é simples: junte numa sala pessoas inteligentes e apaixonadas, encarregue-as de identificar e solucionar problemas, e as encoraje a ser sinceras umas com as outras.

O Banco de Cérebros foi fundamental para que os filmes da Pixar fossem esse sucesso, pois o diretor de um filme pode não ver um ponto cego da história e enfrentar problemas para resolver caso enxergue esse ponto cego.

E aqui entra o Banco de Cérebros. Para fazer críticas construtivas e ajudar a diagnosticas problemas, para que o responsável possa trabalhar da melhor maneira na solução.

Por que ler Criatividade S.A.?

Se você gosta do mundo de empreendedorismo, criatividade e biografias, você precisa conhecer a história de um dos nomes mais criativos da história.

Sem contar que incrível conhecer os bastidores de histórias como Wall-E, Toy Story, Carros, Monstros S.A, Os incríveis, entre diversos outros títulos de extremo sucesso.

Fora os projetos que nunca viraram filme que são citados no livro.

Se você é um empreendedor, líder, fã dos filmes da Pixar e fã de histórias criativas, nem pense em não ler este livro.

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *