A Meta – Um processo de melhoria contínua [Resumo + Review do Livro]

Livro: A Meta – Um processo de melhoria contínua
Autor: Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox
Editora: Nobel
Ano: Edição 2 (1 de janeiro de 2003)
Páginas: 360

resumo do livro a meta

O Livro A Meta dos autores Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox é um best seller com mais de 2 milhões de cópias vendidas. Neste artigo estarei fazendo o resumo da segunda edição do livro.

Ele está escrito em forma de romance e trata dos princípios de funcionamento de uma indústria. É um livro bastante diferente do que costumamos ler, pois através de uma escrita diferente trata de assuntos da indústria, por exemplo.

A proposta do livro consiste em explicar e aplicar uma teoria administrativa por meio de um romance.

A empresa e os personagens citados no livro, acredito que são fictícios, mas a teoria aplicada e explicada parece ser bem real e muito interessante.

Alguns leitores dizem que o livro é chato e repetitivo. Aqui vai uma breve opinião sobre o livro A Meta.

 

Se você é um administrador, um profissional que trabalha em uma empresa que trabalha com “produção”, este livro é uma verdadeira aula de gestão da produção.

Continue lendo esta página para ver mais sobre o Resumo do Livro A Meta.

Resumo do Livro A Meta

O livro a Meta é bastante complexo, principalmente para leitores que não tem contato nenhum com o tema administração ou produção.

Grande parte do início do livro trabalha muito a construção de raciocínio. Não vá pensando que você vai começar a ler o livro e já irá extrair informações para aplicar na sua empresa no dia seguinte.

Ele também faz convergência entre diversos tipos de ciência e os insere na Administração.

Os autores buscam tratar dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê ela funciona de determinada forma, e como seria possível solucionar problemas como o de produção e atraso.

A história conta basicamente as dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar a empresa com objetivo de evitar a falência.

O personagem enfrenta diversas situações corriqueiras, muito delas nós nos identificamos e muito, como por exemplo, pressão, cobrança, entre diversas outras situações.

 

A forma com que os autores uniram o romance com ensinamentos da área de gestão foi uma sacada genial, principalmente para não deixar o tema cansativo e denso. Os exemplos parecem que ficam mais reais e palpáveis.

Enfim, com resultados alcançados na prática, o processo de melhoria contínua desenvolvido pelos autores pode ser aplicado em diversos tipos de organizações como, hospitais, bancos, seguradores e até mesmo no ambiente familiar.

É um livro que nos dá insights a todo o momento de como podemos aplica análises mais profundas no nosso trabalho.

Uma obra excelente e realço, principalmente para pessoas que estão envolvidas no processo de administração.

Filme do Livro A Meta

O livro também foi transformado em filme e é uma opção caso você não goste muito de leitura.

Abaixo segue um pequeno trecho do filme que encontrei no Youtube.

É uma história muito interessante com diversos ensinamentos que mostra como Alex Rogo, gerente, atormentado por tentar melhorar a eficiência de sua fábrica, sendo que esta frustração atingia também sua vida conjugal, pois não tinha tempo disponível para a família.

Através do livro A Meta, você poderá ter uma nova visão sobre o funcionamento da indústria e como você pode maximizar seus resultados e decisões dentro da sua área de trabalho.

Espero que tenham gostado deste breve resumo do livro A Meta, dos autores Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o review do livro A Meta.

A Meta – Um processo de melhoria contínua [Resumo + Review do Livro]
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Administração!