Resumo + Review do livro O Segredo das Apresentações Poderosas – Roberto Shinyashiki

Livro: O Segredo das Apresentações Poderosas – Pessoas de sucesso sabem vender ideias, projetos e produtos para qualquer plateia. 10ª Edição
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Ano: 2012
Páginas: 211

 

Se você é uma pessoa que tem algum bloqueio para desvendar ou desbloquear ao falar em público, você precisa conhecer o livro O Segredo das Apresentações Poderosas.

Este livro foi uma compra fantástica que eu fiz. Já recomendei este livro para aproximadamente 20 pessoas.

O livro possui ilustrações, uma capa muito bem trabalhada, com acabamentos em alto relevo na capa, enfim, um livro com qualidade editorial incrível. Conheça também uma lista com as melhores frases de Roberto Shinyashiki.

Roberto Shinyashiki é um dos maiores palestrantes do Brasil. Realiza palestras por todo Brasil e pelo mundo e através deste livro compartilha um pouco de sua experiência para quem quer aprender a falar em público.

livro do roberto shinyashiki - o segredo das apresentações poderosas

 

Sobre o livro O Segredo das Apresentações Poderosas

O livro é dividido em 12 capítulos e dentro destes capítulos existem 5 passos para que você faça das suas simples apresentações em apresentações super poderosas.

É ideal para você que quer se desenvolver para falar bem em público. É um livro focado em técnicas para aprimorar sua maneira de falar.

Roberto Shinyashiki possui apenas 30 anos de experiência como palestrante profissional, então já dá pra imaginar a quantidade de técnicas e dicas que ele oferece no livro.

Os 5 passos que escrevi logo acima, é o chamado Método Shinyashiki. É claro que com 30 anos de experiência em palestras o autor criou sua própria metodologia para criar apresentações poderosas.

São elas:

1- Planejar

Para que você consiga realizar uma apresentação ou uma palestra de sucesso, é necessário planejar sua apresentação.

Planejar nada mais é do que definir o objetivo da sua apresentação. E para fazer isso com excelência é necessário que você saiba exatamente o que você quer vender.

Sempre que for criar algo ou algum conteúdo para sua apresentação, você precisa focar neste objetivo.

 

Depois de definir claramente seu objetivo é necessário escolher o tipo de apresentação. Qual é o objetivo da sua palestra? Vender um produto ou serviço? Ajudar seu cliente?

Assim você saberá que tipo de recursos deve utilizar durante sua apresentação.

2- Preparar

Segundo o autor, uma apresentação bem preparada já tem 50% de chance de ser bem-sucedida.

E realmente, se pensarmos bem, a preparação é fundamental, é o Segredo das Apresentações Poderosas.

Depois de você planejar os objetivos da sua apresentação é necessário organizar todas suas ideias para atingi-los.

Organizar o conteúdo de forma clara e que as informações estejam relacionadas fará com que as informações sejam relevantes para as pessoas que estarão assistindo.

É necessário também estar em contato com o contratante ou então com o responsável por você ter o espaço para a palestra.

Não fugir do tema da palestra é fundamental para que você faça bonito e não fuja do objetivo principal do evento, por exemplo.

Simplificar sua mensagem também é extremamente importante, pois no público pode haver pessoas que não entendam termos técnicos ou algumas informações que você tenha selecionado para compartilhar.

Mostrar que você é um especialista no tema é extremamente importante, mas isso pode ser transmitido sem precisar utilizar muitas palavras específicas e complexas.

Existe uma técnica chamada Storytelling que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Talvez possa ser uma ótima opção para você transmitir sua mensagem.

3- Treinar

Muitas pessoas só palestram ou falam em público poucas vezes ao ano, às vezes apenas uma vez.

Então quando você tiver essa oportunidade é necessário arrasar, mostrar para o que você veio.

Diversos empresários e pessoas tem medo de falar em público pela falta de treino. Treinar sua apresentação e a mensagem que você quer transmitir fará com que sua mensagem tenha um desempenho incrível.

Existem diversas técnicas ensinadas no livro para que você treine sua apresentação. São técnicas para você treinar sozinho e com plateia.

Algo muito importante citado no capítulo é sobre as críticas. Caso você receba alguma, sorria e agradeça. Isso fará você se aprofundar ainda mais em sua apresentação e na resolução desta crítica, trazendo um ótimo crescimento para você.

Clique e veja o livro na loja da Amazon

 

4- Executar

Este é o momento de subir ao palco ou à frente da sala de reuniões e colocar tudo o que você fez até agora em prática.

Para uma execução perfeita é necessário levar em considerações vários fatores, inclusive se você estava vestido adequadamente.

Você aparenta alguém que está em início de carreira e apenas curtindo o momento ou você é um exímio profissional e dominou completamente o assunto que estava abordando?

Quando você cuida da sua maneira de vestir, sua aparência muda significativamente e faz com que você aparente mais profissionalismo.

São abordadas várias dicas neste capítulo sobre a execução da sua palestra, sobre como se vestir, sobre horário da palestra, prevenção de possíveis problemas técnicos e diversos outros imprevistos que podem acontecer durante sua apresentação.

Um palestrante de sucesso saberá lidar tranquilamente com todas estas situações, ainda mais seguindo as dicas abordadas no livro.

5- Aprimorar

Onde tudo muda muito rápido, sua palestra também precisa se adaptar a realidade. Se sua apresentação e sua palestra ficou boa, não se acomode.

Aprimorar suas habilidades é fundamental o tempo todo! Com certeza se você melhorar um pouco a cada dia, seu desempenho será cada vez melhor e você conseguirá sempre melhores resultados.

Estar atento aos melhores profissionais da área também é importante. Não somente da sua área de atuação, mas sim também os profissionais que trabalham com apresentações, como repórteres, palestrantes, entre outros.

Lembre-se também que a reação do público é um dos melhores indicativos para entender se seu conteúdo está agradando ou não.

Fique sempre de olho na reação do público na hora de testar algum tipo de técnica ou apresentação diferente.

 

contra capa - o segredo das apresentações poderosas - roberto shinyashiki

 

__

Uma dica final citada no livro O Segredo das Apresentações Poderosas é para que você não fique muito preso a cursos e livros-textos sobre apresentações.

Para que sua apresentação atinja o sucesso é necessário abrir sua mente e seu espírito todo dia, assim novas ideias irão surgir e você poderá ser um profissional excelente.

Espero que tenha gostado deste resumo, aproveite e compartilhe com algum amigo seu que precisa ler este livro.

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *