Otimização de Conversão – A Arte e a Ciência de Converter Prospects em Clientes. Review e Resumo do Livro

Livro: Otimização de Conversão – A Arte e a Ciência de Converter Prospects em Clientes.
Autor: Khalid Saleh & Ayat Shukairy
Editora: O’Reilly, Novatec
Ano: 2010
Páginas: 278

capa livro otimização de conversão

Se você tem um negócio online e está buscando melhorar bruscamente a conversão do seu negócio, o livro Otimização de Conversão é uma obra excelente.

No livro, os autores Khalid Saleh & Ayat Shukairy descrevem um manual completo e totalmente prático com diversas técnicas para a otimização de conversões em sites.

É totalmente utilizável em lojas virtuais, sites de conteúdo, blogs, entre diversos outros nichos.

Otimizar conversões não é uma tarefa fácil, mas com os conceitos abordados no livro, profissionais de marketing terão maior facilidade em entender e trabalhar a otimização de conversões.

 

 

Resumo do Livro Otimização de Conversão – Khalid Saleh & Ayat Shukairy

 

O livro Otimização de Conversão é ideal para profissionais de Marketing e proprietário de negócios digitais como e-commerce, por exemplo.

Está dividido em 10 capítulos onde você aprenderá a utilizar os princípios de marketing para a internet, design, usabilidade, métricas, como aumentar a proporção de compradores entre seus visitantes, e diversas outras dicas.

Estrutura do Livro Otimização De Conversão

O livro está estruturado em 10 capítulos que são eles:

Capítulo 1: A jornada dos cliques às vendas

Capítulo2: Os números por trás de seu site

Capítulo 3: Conhecendo seus clientes: desenvolvimento de personas

Capítulo 4: Da segurança à confiança

 

Capítulo 5: Compreendendo os estágios de compra

Capítulo 6: MIDs

Capítulo 7: Uso de incentivos para atrair novos clientes

Capítulo 8: Engajamento

Capítulo 9: Testes: a voz dos visitantes

Capítulo 10: Seja iterativo.

contra capa do livro otimização de conversão

Este livro é ideal para você?

Se você é um profissional de marketing ou de comércio eletrônico e está procurando formas de maximizar o ROI (Retorno sobre investimento), ou um profissional de venda procurando uma forma de otimizar seus gargalos e melhorar seus resultados.

É uma ótima leitura para quem trabalha na área de desenvolvimento de sites, seja webdesigner ou então desenvolvedores.

Agora se você é proprietário de um pequeno site e está em busca de algumas técnicas e dicas para melhorar a conversão e algumas táticas rápidas que você possa implementar em seu site, também é uma excelente obra.

 

Convertendo Visitantes em Compradores

O livro Otimização de Conversão, analisa o comportamento dos clientes, concentrando-se no que motiva um segmento específico do mercado.

Desta forma, é possível fazer ajustes para maximizar essa conversão, inclusive ajustar o mix de marketing e de vendas, em resposta disto.

A maioria dos exemplos apresentados neste livro, vêm da prática com os próprios clientes dos autores.

São exibidas muitas capturas de telas onde os autores mostram os programas de web analytics que utilizaram com os referentes clientes. Existem alguns outros exemplos que são confidenciais, mas ainda assim, diversos dados são compartilhados.

Uma análise citada no livro, por exemplo, é de que mais de 50% dos visitantes online deixam landing pages em menos de cinco segundos, sem acessar o restante do site.

 

Taxa de conversão de dois dígitos é possível?

Um dos temas citados e abordados no livro é sobre a taxa de conversão de dois dígitos. Sabemos que muitos sites possuem taxas de conversão baixíssimas, dependendo o mercado variam de 0,5% a no máximo 4%.

Os autores comentam que taxas de conversões não serão aumentadas da noite para o dia. É necessário que você compreenda os visitantes que esteja tentando converter, para daí criar hipóteses sobre essas pessoas e algumas formas de convertê-las.

Existem alguns sites que possuem taxas de conversão mais altas, mas para chegar lá é necessário dar alguns passos que demandam tempo, recursos entre outros fatores.

Uma das primeiras dicas sobre otimização de conversão citada pelos autores, é que no longo prazo, a otimização de conversão gerará mais clientes com o mesmo investimento em tempo e dinheiro.

E um dos primeiros passos para começar a analisar sua conversão é compreender os números que existem por trás do seu site.

Se, por exemplo, você ainda não possui um funil de vendas, o processo de otimização se tornará um pouco mais complexo.

 

É um livro muito interessante e com um conteúdo muito rico. É extremamente recomendado se você é um profissional que trabalha ou em algum momento está em contato com a web.

 

Veja o livro na loja da Amazon.

 

Veja abaixo o review do Livro Otimização de Conversão | Khalid Saleh & Ayat Shukairy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *