Propaganda de A a Z – Como usar a Propaganda para Construir Marcas e Empresas de Sucesso [Resumo do Livro]

Livro: Propaganda de A a Z. Como Usar a Propaganda Para Construir Marcas e Empresas de Sucesso
Autor: Rafael Sampaio
Editora: Campus
Ano: 15 de janeiro de 2013
Páginas: 312 

resumo livro propaganda de a a z

O livro Propaganda de A a Z, Como Usar a Propaganda Para Construir Marcas e Empresas de Sucesso do autor Rafael Sampaio possui um excelente conteúdo para quem quer entender o mundo da propaganda.

Sem dúvidas é uma referência para publicitários que querem conhecer mais a área de comunicação.

A linguagem utilizada não é nada complicada e o livro explica como funcionam os agentes da propaganda, os setores de uma agência, o processo de criação da propaganda.

Se você já é um expert em propaganda, talvez este livro não seja tão interessante para você. Até por que o conteúdo é realmente um Guia de A a Z para quem quer conhecer mais sobre o tema Propaganda.

Para saber mais deste livro, veja o breve resumo do livro Propaganda de A a Z do autor Rafael Sampaio.

 

Resumo do livro Propaganda de A a Z

Este é um resumo da última versão lançada, pois existe uma versão mais antiga que foi lançada há alguns anos que está um pouco desatualizada.

A nova versão passa todo o tipo de informação e explica de maneira fácil o “beabá” da propaganda.

O autor transmite seus conhecimentos na área de uma forma muito bem explicada e simples. É um livro que você precisa ter por perto, pois o autor faz um apanhado geral do que é a propaganda e das diversas etapas e setores que compõem seu processo.

A parte final do livro contempla um dicionário com os termos mais específicos, muito úteis principalmente para iniciantes.

Todos os termos, receitas conhecidas e secretas estão reunidas neste livro. A forma com que o autor explica e ensina é muito simples, até parece um bate-papo com o leitor.

Segundo o autor, especificamente no 2º capítulo, “a propaganda é a manipulação planejada da comunicação visando através da persuasão, promover o comportamento em benefício do anunciante que a utiliza”.

Estrutura do livro Propaganda de A a Z

Capítulo 1 – Propaganda: arte, ciência ou técnica?

Responda rápido: quem é o garoto-propaganda da Bombril?
Mudar hábitos, recuperar uma economia, criar imagem, promover o consumo, vender produtos, informar o consumidor
Criando o american way of life
Colocando a Fiat na cabeça das pessoas
A propaganda garante a liderança
Um pouco de história
Todo mundo é influenciado pela propaganda
Uma arma muito poderosa, para quem sabe usar

Capítulo 2 – Como a propaganda funciona?

Definição e funcionamento básico da propaganda
Quem faz a propaganda?
Por que se faz propaganda?
Onde se faz propaganda?
Como é feita a propaganda?
Como a propaganda age sobre o consumidor?
Abordagens mais frequentes da propaganda
Formais
Retóricas
Os setores da propaganda

 

Capítulo 3 – O anunciante

Clientes em evolução
Estruturas publicitárias mais comuns
Profissionais a serviço dos clientes
Mídia, procurement e ROI

Capítulo 4 – A agência de propaganda

A estrutura básica de uma agência
Os muitos tipos de agência
Os modelos-padrão de agências
Atendimento/Planejamento: um dos três principais departamentos da agência
Criação: a alma da agência
As múltiplas tarefas da mídia
Os departamentos auxiliares
Como as coisas acontecem na agência
Os desafios para as agências no século XXI

Capítulo 5 – As produtoras e os fornecedores especializados

Os criadores e as produtoras de som
Os fornecedores das produtoras de filmes
Os fotógrafos e os ilustradores
Os fornecedores gráficos
As empresas de pesquisa
A importância das produtoras e dos fornecedores

Capítulo 6 – Os veículos de comunicação

Como escolher o melhor veículo
Os principais veículos
Rádio
Cinema
Revistas
Jornal
Mídia out-of-home (OOH)
Listas e guias: a mídia diretiva
Internet e mídias digitais
Projetos especiais e pacotes multimídia
A função dos publicitários nos veículos

Capítulo 7 – A propaganda em cada setor da economia

Bens de consumo
Bens industriais e B2B – business-to-business
Serviços
Bens culturais e de informação
Varejo
Pequeno comércio, indústria e serviços
Os intermediários
Serviços públicos
Governo
Associações
Cadeias de consumo
Propaganda corporativa ou institucional
O retorno da propaganda depende da qualidade de seu uso

Capítulo 8 – Como fazer a melhor propaganda e obter o maior retorno

Como ser um bom anunciante?
Como escolher a melhor agência
É preciso haver compatibilidade de gênios
Guia da melhor prática
Como escolher a melhor propaganda?
Quem quer resultados maiores deve ousar mais
Como escolher o melhor veículo?
Como obter o maior retorno em propaganda?

Capítulo 9 – Os melhores casos de propaganda dos anos 2000

Alimentos
Automóveis, caminhões e motos
Bebidas alcoólicas
Bebidas não alcoólicas
Fast-food
Comunitário e educação pública
Cosméticos e perfumaria
Eletroeletrônicos
Bancos
erviços financeiros
Institucional e corporativo
Meios de comunicação
Moda
Produtos de limpeza
Combustíveis
Telecomunicações
Turismo
Varejo

Capítulo 10 – a força das marcas e os principais desafios da propaganda no século XXI

Um consumidor cada vez mais consciente e poderoso
Uma concorrência cada vez mais ativa
A distribuição é cada vez mais importante
O aumento do poder das marcas
Mas não é de hoje que a marca tem valor
A marca vale mais do que o produto ou o serviço em si
O valor da marca influencia diretamente a rentabilidade e o valor da empresa
Como construir marcas fortes?
Como avaliar e defender sua marca
Como obter sucesso no gerenciamento da marca
Marcas de A a Z
Os principais desafios da propaganda.

 

Propaganda de A a Z é um conteúdo essencial para profissionais da área e também demais interessados pelo mundo incrível da propaganda.

Passe a enxergar oportunidades e a propaganda de outra forma. Aplique no seu negócio as várias ideias e insights que irão surgir com este livro.

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Abaixo você encontra o Review do livro Propaganda de A a Z.

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