Resumo + Review do Livro Não me Faça Pensar “Atualizado” – Steve Krug

Título Nacional: Não me faça pensar “atualizado” – Uma abordagem de bom senso à usabilidade na Web e Mobile.

Autor: Steve Krug
Editora: Alta Books
Ano: 2014
ISBN: 978-0321965516
Número de Páginas: 198

livro não me faça pensar - steve krug (versão atualizada)

Está difícil navegar pelo seu site ou pelo site da sua empresa? O Livro Não Me Faça Pensar “Edição Atualizada”, Steve Krug foi escrito para lhe ajudar.

Se você nunca fez ou sequer imaginou em fazer testes de usabilidade em seu site, este livro do Steve Krug vai mudar sua vida.

É um livro totalmente prático e intuitivo e não é somente para desenvolvedores web.

Como o próprio autor cita no livro, “…usabilidade tem a ver com pessoas e com como elas entendem e utilizam as coisas, e não com tecnologia.

 

Por isso este livro está aqui no Livros de Marketing, pois é um livro fundamental para qualquer profissional de Marketing.

Veja abaixo o Resumo do livro Não Me Faça Pensar – Uma abordagem de Bom Senso à Usabilidade na Web e Mobile, do autor Steve Krug.

O livro Não Me faça Pensar é dividido em 4 etapas

Etapa 1 – Princípios Básicos

Capítulo 1 – Não me Faça Pensar

Esta é a primeira lei de Krug sobre essa tal de usabilidade.

No capítulo são abordados temas de como os desenvolvedores poderiam organizar as informações do website para que o usuário não precise pensar para realizar ações.

Pode parecer um capítulo simples, mas é de extrema importância e extremamente esclarecedor.

Depois de ler apenas o primeiro capítulo você já terá outra visão de seus projetos.

Capítulo 2 – Como nós realmente usamos a web

Como podemos desenvolver um site com uma boa usabilidade se não sabemos como os usuários utilizam a web?

Este é o tema abordado no capítulo 2. Entender como os usuários navegam na web.

 

De imediato achei estranho este tema. Antes de ler o capítulo pensava que todo mundo era expert em navegação na internet, que sabiam tudo sobre sites e que qualquer usuário conseguiria encontrar qualquer coisa.

Mas não é bem assim. Entender como os usuários navegam é muito importante para a distribuição de conteúdo em seu website.

Capítulo 3 – Introdução ao projeto de painéis

Um site possui diversas páginas, botões links e menus.

Acontece que todo site possui as páginas mais importantes, as páginas que farão você ter resultados com seu website, seja a página de contato, página de venda ou outra página definida na sua estratégia.

O capítulo 3 é focado na estruturação das suas páginas para maximizar o poder de seus principais conteúdos e principais páginas do website.

Capítulo 4 – Animal, vegetal ou mineral?

O quão fácil é para realizar alguma ação em seu website?

Para preencher um cadastro, fazer login, realizar uma compra.

A ideia deste capítulo é lhe mostrar que seu site precise da mínima escolha do usuário.

Ele deve fazer tudo intuitivamente, da forma mais fácil possível, ou seja, uma escolha sem sentido.

Capítulo 5 – Omita palavras desnecessárias

Criadores de conteúdo, redatores e jornalistas cometem esse erro grave.

Escrever muitas palavras desnecessárias fazendo com que o texto/notícia/conteúdo fique inchado e confunda o usuário.

Quem está procurando informação na internet, muitas das vezes, procura um conteúdo curto e direto que solucione suas dúvidas.

Omitir palavras desnecessárias pode ser a solução para uma melhora significativa em seu site.

nao-me-faca-pensar-versao-atualizada-2011

Etapa 2 – Coisas que você precisa para fazer da maneira correta

Capítulo 6 – Placas de rua e migalhas de pão

Sabe aquele famoso resuminho que encontramos em alguns sites? Os chamados breadcrumbs, que nada mais é “você está em:… como se fosse um mapa de localização para o usuário.

Este capítulo é focado neste tipo de informação. Em como você pode projetar a navegação do seu site para que o usuário nunca se perca.

Capítulo 7 – A grande explosão do web design

O capítulo 7 é um capitulo novo comparado o livro com suas duas últimas versões. Nesta versão, com a introdução ao mobile, o capítulo 7 trata sobre todos os elementos como um todo que devem compor a home do seu site.

Todos os elementos devem ser entendidos facilmente e fazer com que o usuário saiba o que fazer naquele momento em que identificou determinado elemento.

Etapa 3 – Assegurando-se de que fez o certo

Capítulo 8 – O rancheiro e o fazendeiro devem ser amigos

Assim que você começar ler o livro e entender mais sobre usabilidade, provavelmente vai querer mudar várias coisas no seu site e no site da sua empresa.

Isso pode fazer com que você se conflite com outras pessoas, inclusive seu diretor.

Então não podia faltar um capítulo falando de como esses desentendimentos são uma perda de tempo e como você pode evita-los.

Capítulo 9 – Testes de usabilidade econômicos

Quando se ouve falar em teste de usabilidade muitas pessoas pensam em algo grande e caro.

Mas na verdade, quando você entende como especialistas trabalham, como é o caso do Steve Krug no livro Não me Faça Pensar, você vê que não é bem assim.

Fazer testes de usabilidade pode e devem ser simples e com investimentos baixíssimos.

Aprenda como fazer testes de usabilidade em websites de maneiras rápidas, fáceis e baratas.

livro-nao-me-faca-pensar-steve-krug-versao-atualizada

Etapa 4 – Principais preocupações e influências externas

Capítulo 10 – Mobile: Não é mais somente uma cidade no Alabama

Com a ascensão do mobile, dos acessos pelos dispositivos móveis, é fundamental que você saiba projetar um site para esse tipo de dispositivos.

Recentemente o próprio Google realizou alterações em seu algoritmo penalizando sites que não possuem versões mobile.

Mas ter uma versão mobile não basta, seu site precisa ter uma boa navegação e usabilidade!

Capítulo 11 – Usabilidade como obséquio

Todo o livro é focado em fazer com que seu site seja claro e fácil de navegar.

É fazer com que os usuários consigam entender tudo que estão olhando dentro do site.

No capítulo 11 é tratado sobre conteúdos e como você deve inseri-los em seu website para que o usuário não se aborreça.

É fazer com que seu site fale exatamente o que o usuário quer ouvir.

Capítulo 12 – Acessibilidade e você

Usabilidade é algo que muda frequentemente. Quando você achar que seu site está perfeito, você pode se lembrar de algo ou ver que precisa mudar algo.

A melhor forma de fazer com que algo se torne mais usável é observar as pessoas tentando usá-lo.

Então no capítulo 12 são dadas quatro coisas para você realizar a fim de colocar em prática todas as informações aprendidas no livro até agora.

Capítulo 13 – Guia para os perplexos

Do que adiantam realizar diversas modificações no seu website, fazer testes de usabilidade e diversas outras coisas se nada mudou?

Se seu site não trouxer resultados para você ou para seus diretores, provavelmente você escutará uma bela bronca ou perderá credibilidade.

A intenção do capítulo 13 é mostrar formas com que você pode lidar com a usabilidade dentro da empresa.

Medir o ROI após algumas alterações, conversar utilizando palavras que seu chefe queira ouvir, entre diversos outros assuntos.

Bom, este foi o resumo do livro Não me Faça Pensar “versão atualizada” do Steve Krug.

Espero que você tenha gostado.

Veja este livro na loja da Amazon.

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *