Contágio – Por que as coisas pegam. Resumo e Review do Livro

Livro: Contágio – Por que as coisas pegam.
Autor: Jonah Berger
Editora: Leya
Ano: 2014
Páginas: 224

livro contágio - por que as coisas pegam

Você tem alguma ideia do por que as coisas realmente pegam? Se você pensa que é propagandas com bastante frequência, você pode estar completamente enganado. É esse o tema abordado no livro Contágio – Por que as coisas pegam.

Atualmente as pessoas estão dando muito menos atenção e importância para os anúncios. Agora mais do que nunca, os consumidores estão escutando opiniões.

Mas por que alguns produtos ficam mais conhecidos do que os outros? O que faz um conteúdo na internet se tornar um conteúdo viral?

Leia o resumo do livro “Contágio – Por que as coisas pegam” do autor Jonah Berger e descubra.

 

Resumo do Livro Contágio – Por que as Coisas Pegam – Jonah Berger

 

O livro Contágio oferece ao leitor uma forma simples, praticamente uma receita de bolo para que você consiga criar conteúdos ou estratégias que “pegam”.

Existem vários exemplos de coisas que pegaram. Por exemplo: Iogurte grego sem gordura, a proibição do fumo, dietas com baixo teor de gordura, consumir baixos níveis de carboidratos, entre diversos outros temas citados no livro.

A mesma coisa pode acontecer em escalas bem menores, como uma academia perto da sua casa virar um lugar bacana para se frequentar, ou uma igreja que entra na moda.

Estes são alguns exemplos de epidemias sociais. São situações que podem ser produtos, ideias, comportamentos, modinhas, que se difundem entre uma pequena parte da população e que podem alcançar níveis inimagináveis.

jonah berger - autor do livro contágio - por que as coisas pegam

Contágio – Por que as coisas pegam realmente vale a pena?

Se você deseja entender a lógica por trás de por que algumas coisas realmente pegam, você precisa adquirir este livro.

É um livro curto e direto, com exemplos simples e práticos de diversas situações e produtos que “pegaram”.

Coisas pegam algumas vezes pelo preço atraente. Todo mundo gosta de pagar menos do que mais. Assim, se dois produtos similares estão competindo, o mais barato geralmente vai vencer.

Ou então, se uma empresa corta os preços de seus serviços pela metade, provavelmente suas vendas irão aumentar.

É claro que a publicidade também desempenha um papel importante na venda de um produto e na aceitação do mesmo pelos consumidores.

Os consumidores estão buscando informações sobre os produtos antes de comprar. Antigamente, sem a ajuda da internet, marcas gastavam muito mais dinheiro para que seus produtos “aparecessem” na mídia de massa.

Teoricamente, quanto mais as empresas gastarem em publicidade, mais provável que seu produto se torne popular.

Mas isso tudo é teoria. Se quiser entender realmente a lógica por trás de tudo isso, o livro Contágio – Por que as coisas pegam é muito interessante para você!

 

Influência social, o segredo de Por que as coisas pegam.

Sabemos que as pessoas adoram compartilhar histórias, notícias, informações com outras pessoas ao seu redor.

Nós mesmos falamos para nossos amigos sobre as férias maravilhosas que tiramos no fim de ano, trocamos ideias com nossos amigos sobre nosso carro novo, fofocamos com colegas sobre as demissões da empresa, entre outros assuntos.

Também escrevemos resenhas online, como é o caso desta que estou escrevendo aqui no site Livros de Marketing.

Segundo informações citadas no livro, as pessoas (como eu e você) compartilham mais de 16 mil palavras por dia, e a cada hora acontecem mais de cem milhões de conversas sobre marcas. Incrível, não é?

Além de frequente, o boca a boca é importante. As coisas que nós e os outros falamos, coisas que escrevemos por e-mail, tem impacto significativo sobre o que pensamos e sobre nossas decisões.

De acordo com uma pesquisa citada no livro, o boca a boca é o fator primário por trás de 20 a 50% de todas as decisões de compra. É algo que é mais eficiente do que a publicidade tradicional.

Mas o boca a boca tem seus perigos. Se um amigo utiliza um produto e não gosta, provavelmente ele vai falar para você o que não gostou e irá dizer para você nunca comprar determinado produto.

Então, um dos grandes poderes da influência é o boca a boca.

Este é um simples e rápido resumo do livro Contágio – Por que as coisas pegam. Espero que tenha gostado. Para maiores informações sobre o livro, basta acessar os links abaixo.

 

Veja o livro na loja da Amazon:

Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Marketing!