Trabalhe 4 horas por semana | Fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico | Review + Resumo do livro

Livro: Trabalhe 4 horas por semana – Fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico.
Autor: Timothy Ferris
Editora: Planetas
Ano: 2007
Páginas: 242

 

resumo e review do livro trabalhe 4 horas por semana

Resumo do Livro Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferris

O livro Trabalhe 4 horas por semana do autor Timothy Ferris é um livro que mostra basicamente alguns princípios para você colocar em prática que fará você diminuir muito sua carga de trabalho.

É um conteúdo que fará você refletir sobre a circunstância que você está e que sempre passa, para analisar e avaliar quais atitudes você pode tomar para economizar tempo e render mais.

Esta é mais uma obra que utiliza o Princípio de Pareto, de que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços.

Isto significa que muitas vezes estamos utilizando muitos esforços para trazer nada ou praticamente zero em resultados.

 

Você que está cansado de se esforçar e conseguir poucos resultados e precisa encontrar mais tempo, este é um excelente livro para você ler.

Logo mais abaixo farei um review sobre o livro Trabalhe 4 horas por semana do autor Timothy Ferris.

 

TIM FERRISS autor do livro trabalhe 4 horas por semana

Antes de Mais nada

Esta primeira parte do livro possui conteúdos que explicam a origem do livro, como o autor chegou aonde chegou e também algumas dúvidas frequentes que com certeza você também possui.

Por exemplo, para trabalhar 4 horas por semana, você precisa sair do emprego? Tenho que ser um solteiro de 20 e poucos anos? Tenho que ser formado por uma faculdade renomada?

Essas são só algumas das dúvidas que são respondidas nesta primeira parte do livro. Muitas informações que você ficará feliz (ou triste) em saber.

Para o autor trabalhar apenas 4 horas por semana, ele passou por diversas adaptações e testes.

 

Timothy Ferris conta sua história e mostra como ele possui diversas empresas, viaja o mundo inteiro, tem muito dinheiro e fazem diversas outras coisas, trabalhando apenas 4 horas por semana.

D de definição

O que define uma pessoa milionária de uma pessoa pobre? E o que define uma pessoa que possui tempo e outra totalmente sem tempo? Mais uma parte do livro com conceitos que farão você refletir.

Muitas ainda possuem mentalidade restrita. Não são ambiciosos e conforme o autor cita, pensam de forma pequena e não escalável.

Algumas regras são colocadas em pauta neste capítulo do livro, como:

  • Planeje sua aposentadoria;
  • Atitudes valem muito;
  • Valorize seus pontos fortes e não gaste muito tempo com suas fraquezas;
  • Ao invés de pedir permissão, peça perdão;
  • Somente o dinheiro não é solução.

São pontos de vista do autor que vão te deixar de queijo caído. A definição é praticamente a sua estratégia, seu plano de ação, seu pontapé inicial de como você vai buscar seus objetivos e trabalhar muito menos durante a sua vida. É basicamente a estratégia que você vai traçar.

E de Eliminação

Ser simples é um dos passos mais importantes para que você consiga diminuir sua carga de trabalho e aumente sua renda.

No ponto de vista do autor, nós não deveríamos tentar fazer a cada dia mais coisas. Preencher sua agenda com diversas atividades pode ser um tiro no pé. Estar ocupado é um pretexto para evitar outras coisas.

Definindo exatamente o que é importante, você deve encontrar tempo (para curtir sua vida, ou fazer o que mais você quiser) mas claro sem diminuir sua renda, ou então aumenta-la.

Durante este capítulo o autor cita diversos casos e exemplos de como ele elimina diversos itens e tarefas da sua agenda.

São tarefas fundamentais e extremamente importantes que não podem ser deixadas para trás, mas de alguma forma você precisa eliminar diversas delas. E como fazer isso? Isto é explicado no livro.

A de Automação

automação - review do livro trabalhe 4 horas por semana

A automação é o grande segredo para você manter e aumentar sua renda.

Tecnicamente você precisa se livrar de tudo que não é possível automatizar. Se você tiver um negócio automatizável, você terá um boing em suas mãos, pronto para voar.

No ponto de vista do autor, do que adianta você ter um emprego onde precisa ficar 8 horas diárias nele fazendo coisas rotineiras?

A ideia compartilhada neste capítulo do livro Trabalhe 4 horas por semana, é que você precisa encontrar formas de automatizar seus processos.

Mais importante de tudo isso é não automatizar somente os processos, mas sua renda também!

Atualmente é possível automatizar renda e negócios através da internet, assim como alguns exemplos que o autor cita no livro, mas existem diversas outras formas de automatizar, inclusive sua vida pessoal.

L de Liberação

“Trabalhando com fé e dedicação durante oito horas por dia, eventualmente você poderá se tornar chefe e trabalhar doze horas por dia.” Robert Frost.

Conforme citado logo acima, ter que estar dentro de uma empresa durante 8 horas por dia cumprindo ordens e fazendo coisas rotineiras, não é nada liberal isto.

E sim, a frase de Robert Frost significa que quanto mais você trabalhar para alcançar novos cargos, mais você trabalhará futuramente.

Nesta parte do livro o autor cita exemplos de empresários que negociaram com seus chefes o trabalho longe da empresa.

É praticamente um roteiro para você apresentar para seu chefe e tentar uma “liberação” para começar a trabalhar fora do seu ambiente de trabalho.

Este exemplo acima e diversos outros exemplos são citados na última parte do livro. É uma parte e tanto para você que já está de saco cheio do sistema atual de trabalho.

Enfim, esta é uma obra excelente para você que busca maior liberdade de tempo, mais dinheiro e trabalhar menos.

 

Veja o livro na loja da Amazon.

 

Veja abaixo o review do Livro Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferris

Trabalhe 4 horas por semana | Fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico | Review + Resumo do livro
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Administração!