Organizações Exponenciais – Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) [Resumo + Review do Livro]

Livro: Organizações Exponenciais – Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito)
Autor: Salim Ismail, Michael S. Malone, Yuri Van Geest
Editora: HSM
Ano: 12 de maio de 2016
Páginas: 288

resumo do livro organizações exponenciais

O livro Organizações Exponenciais é basicamente um roteiro e um guia de sobrevivência para os novos CEOs, empresários e os novos executivos.

Atualmente, ser um administrador ou um gerente não é uma tarefa fácil, mas seja qual for a habilidade que você possui para estar onde está, pode considera-la desatualizada.

O objetivo do livro Organizações Exponenciais é levantar questões que fazem com que profissionais e empresas se mantenham competitivas e permaneçam no jogo.

O conceito da Organização Exponencial (ExO), assim como os autores chamam, surgiu incialmente na Singularity University (SU).

Segundo os autores, três bilhões de novas mentes vão se juntas à economia global nos próximos seis anos e isso devemos olhar de duas formas.

 

A primeira é que esses três bilhões de pessoas irão representar uma nova população de consumidores que nunca compraram algo e por outro lado eles representam centenas de milhões de dólares em forma de poder de compra.

Esse público será seu cliente ou será cliente de outras empresas? Acontece que se sua empresa, seus negócios não evoluírem, não acompanharem este ritmo de inovação, a situação pode complicar em um espaço muito curto de tempo.

Se achou interessante esta introdução, continue lendo para ver um breve resumo do livro Organizações Exponenciais.

Resumo do Livro Organizações Exponenciais

É claro que empresas multinacionais no exterior podem ser suas grandes concorrentes, mas devemos abrir o olho para aquela empresa que está neste exato momento, em uma garagem em uma região remota, utilizando ferramentas online e inovando no seu segmento de atuação.

Mas como acompanhar toda essa inovação e todo esse poder criativo? Como construir uma empresa ágil, inovadora e que acompanhe todo esse crescimento de mercado?

A resposta se chama ExO, Organização Exponencial!

Segundo os autores, devemos aprender sobre o chamado 6Ds: digitalizado, dissimulado, disruptivo, desmaterializar, desmonetizar e democratizar, o que é explicado de uma forma incrível no livro.

Muito do conteúdo do livro abordado pelos autores, ainda estamos longe de ver no Brasil, mas já é praticado em diversas empresas ao redor do mundo.

 

São conceitos que a partir do momento que você entende e começa a analisar de uma forma crítica, percebe o quão importante é implementar na sua empresa, mesmo achando que o Brasil é um país atrasado.

No livro são analisados cenários empresariais atuais com foco em da nova economia como Uber, Airbnb, Github e diversas outras.

A informação como vantagem competitiva é o principal diferencial dessas empresas e também pode ser a sua, tudo depende de entender como e quando utilizá-la.

É um livro ideal para empreendedores e gestores de todos os segmentos de mercado. Se você busca entender como o atual mundo dos negócios está sendo impactado pelas companhias que utilizam a informação como vantagem competitiva você irá se surpreender com o conteúdo.

Entender como as empresas atuais serão impactadas nos próximos anos pode fazer com que você mude seu ponto de vista e suas atitudes relacionadas ao seu negócio ou sua carreira profissional.

Estrutura do livro Organizações Exponenciais

O livro é dividido em 2 partes e totaliza um total de 10 capítulos, veja abaixo:

INTRODUÇÃO

O momento iridium
Produção em dobro
Organizações Exponenciais

PARTE 1: EXPLORANDO A ORGANIZAÇÃO EXPONENCIAL

Capítulo 1: Iluminado pela informação
Capítulo 2: Um conto de duas empresas
Capítulo 3: A Organização Exponencial
Capítulo 5: Dentro da Organização Exponencial

PARTE 2: CONSTRUINDO UMA ORGANIZAÇÃO EXPONENCIAL

Capítulo 6: Criando uma ExO
Capítulo 7: ExOs e empresas de médio porte
Capítulo 8: ExOs para grandes organizações
Capítulo 9: Grandes empresas se adaptam
Capítulo 10: O executivo exponencial

Este livro é leitura obrigatória para quem deseja fazer parte da mudança disruptiva que estamos enfrentando devido aos constantes avanços tecnológicos.

É um conteúdo que TODOS os empresários, gestores e empreendedores deveriam ler e entender para se preparar para um novo mundo de negócios exponenciais e competitivos.

Espero que tenha gostado deste breve resumo do livro.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o Review do Livro Organizações Exponenciais.

Organizações Exponenciais – Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) [Resumo + Review do Livro]
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Administração!