Pai Rico Pai Pobre – O que os ricos ensinam a seus filhos sobe dinheiro. [Resumo + Review do Livro]

Livro: Pai Rico Pai Pobre – O que os ricos ensinam a seus filhos sobe dinheiro.
Autor: Robert T. .Kiyosaki, Sharon L. Lechter
Editora: Campus
Ano: 2000
Páginas: 186

livro pai rico pai pobre

Se você quer um livro que realmente vai fazer você se mexer da cadeira, o livro Pai Rico Pai Pobre vai fazer isso com você!

É um verdadeiro “tapa na cara” e uma aula de administração, não só de dinheiro, mas da nossa vida como um todo.

Uma das primeiras frases que encontramos no livro é

“Hoje, o conselho mais perigoso que se pode dar a um garoto é Vá para a escola, tire boas notas e procure um emprego seguro”.

Muitas pessoas concordam e outras discordam deste ponto de vista. Hoje, antes de ler o livro Pai Rico Pai Pobre, qual sua opinião? Após a leitura, sua opinião pode ser outra.

 

O livro fala muito sobre a diferença entre empregado e empregador, mas também como controlar seu próprio destino e entregar o seu destino a alguém.

Para saber mais sobre esta obra incrível que já vendeu mais de 9 milhões de exemplares em todo o mundo, continue lendo este resumo do livro Pai Rico Pai Pobre, O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro.

Resumo do Livro Pai Rico Pai Pobre – O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro.

A história do livro é de um garoto que foi criado por “dois pais”. Um pai instruído, que o aconselhava a trabalhar para uma grande empresa e o outro pai que o aconselhava a ser dono de uma grande empresa.

O grande objetivo do livro é alertar e mostrar como você pode utilizar a inteligência financeira para resolver problemas financeiros.

O livro não é um manual de fórmulas mágicas para ficar rico. Também não se enquadra em uma obra de finanças, contabilidade ou administração de negócios, mas sim um conteúdo extremamente útil sobre gestão de pessoas e inteligência financeira.

Alguns pontos abordados no livro são focados em como você pode fazer com que o dinheiro trabalhe para você e consequentemente como aumentar sua fortuna gradativamente.

Ao invés de fazer dezenas de horas extras ou ter um segundo ou terceiro emprego, o autor trás novas ideias e situações que podemos fazer com que o dinheiro trabalhe a nosso favor.

Uma grande diferença, segundo autor, entre pessoas ricas e pessoas pobres é que a pessoa pobre costuma falar “Não dá para comprar isso”. Já a pessoa rica pensa de outra maneira, “O que posso fazer para comprar isso?”.

 

Quando automaticamente falamos “Não dá para comprar isso”, nosso cérebro para de trabalhar. Agora quando dizemos “O que posso fazer para comprar isso?”, nosso cérebro mantém-se trabalhando em busca de uma solução.

O grande ensinamento do livro Pai Rico Pai Pobre

robert kiyosaki autor do livro pai rico pai pobre

Robert T. Kiyosaki – Autor do livro Pai Rico Pai Pobre

Este foi um dos primeiros livros de negócios que li. Digo que comecei bem, pois são vários os ensinamentos que carrego até hoje.

Uma das passagens mais marcantes do livro é quando o autor começa a explicar os conceitos sobre ativos, passivos, despesas e inteligência financeira.

Um trecho do livro que chama muito a atenção é:

Os ricos compram ativos.

Os pobres só tem despesas.

A classe média compra passivos pensando que são ativos.

Pode ser que você não entenda completamente o trecho acima, mas na sequência da leitura do livro, é um ensinamento óbvio e extremamente real.

A inteligência emocional e o meto também são bastante citados pelo autor. O medo, por exemplo, é o que faz a maioria das pessoas trabalharem em um emprego, se tornando escravas do patrão.

As pessoas acordam para ir ao trabalho, pagar contas, acordar, ir ao trabalho, pagar contas. A vida dessas pessoas é conduzida sempre por duas emoções: medo e ambição.

Quando oferecemos mais dinheiro a essas pessoas, elas continuam no ciclo e aumentam suas despesas, essa é a chamada “Corrida dos Ratos”. Veja abaixo a explicação sobre o assunto.

O que é a Corrida dos Ratos?

A corrida dos ratos é um termo que o autor utiliza no livro que basicamente é um ciclo autodestrutivo ou inútil. Basicamente é você se esforçar para algo que não terá utilidade, assim surge o termo de um rato de laboratório tentando escapar de uma roda.

Frequentemente a corrida dos ratos é utilizada para descrever alguns trabalhos (particularmente os excessivos). Se alguém trabalha muito e nunca consegue bons resultados, está na corrida dos ratos.

Estrutura do livro Pai Rico Pai Pobre

Introdução

Há uma necessidade

Capítulo 1

Pai rico, pai pobre

Capítulo 2

Lição 1: Os ricos não trabalham pelo dinheiro

Capítulo 3

Lição 2: Para que alfabetização financeira?

Capítulo 4

Lição 3: Cuide de seus negócios

Capítulo 5

Lição 4: A história dos impostos e o poder da sociedade anônima

Capítulo 6

Lição 5: Os ricos inventam dinheiro

Capítulo 7

Lição 6: Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro

Capítulo 8

Como superar obstáculos

Capítulo 9

Em ação

Capítulo 10

Ainda quer mais?

Conclusão

Como pagar a faculdade dos filhos com apenas US$ 7.000

 

Inteligência financeira era um termo que mal sabia da existência há alguns anos atrás. Atualmente procuro aprender sempre sobre este tema.

O livro Pai Rico Pai Pobre foi um livro que me fez mudar completamente a forma de pensar sobre trabalho, dinheiro e pessoas.

Não existe um segmento específico que este livro se enquadraria perfeitamente, na verdade para todos os meus amigos e familiares já indiquei este livro.

Então, indicaria para todos os perfis de pessoas, sejam profissionais liberais, de vendas, marketing, tecnologia, enfim, recomendo para todas as pessoas que queiram entender mais sobre o assunto inteligência financeira e negócios.

Você pode acessar este livro direto na loja da Amazon clicando aqui.

Espero que tenham gostado deste resumo do livro Pai Rico Pai Pobre, do autor Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o review do livro Pai Rico Pai Pobre.

Pai Rico Pai Pobre – O que os ricos ensinam a seus filhos sobe dinheiro. [Resumo + Review do Livro]
Avalie este post