Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico. A trajetória de Abílio Diniz [Resumo + Review do Livro]

Livro: Abilio – Determinado, ambicioso, polêmico
Autor: Cristiane Correa
Editora: Sextante
Ano: 28 de julho de 2015
Páginas: 272

livro abilio diniz

O Livro Abilio retrata a toda a trajetória do empresário Abilio Diniz, que segundo algumas pessoas é o empresário brasileiro mais importante do varejo global.

A autora do livro, Cristiane Correa, que também escreveu o livro Sonho Grande, trás um conteúdo muito interessante sobre toda a história e trajeto do empresário.

Além de empreendedor, Abilio é uma pessoa que não aceita perder (como o próprio livro relata). É muito interessante ler e entender as passagens da vida empresarial deste grande empresário, conhecer sua determinação e suas estratégias de negócio.

Se estiver procurando um livro que conte a história pessoal de Abilio, este não é um livro recomendado para você. É claro que em algumas passagens são citados trechos da vida pessoal, mas o foco principal do livro é profissional.

Você não verá só os acertos (que foram muitos) do empresário, mas também os erros. Brigas de família e várias informações sobre suas empresas.

 

Continue lendo para ver um breve resumo do livro Abilio.

Resumo do Livro Abílio

Abílio é o primeiro dos seis filhos de Floripes Pires e do imigrante Valentim Diniz. Abílio Diniz começou a trabalhar aos 12 nos auxiliando seu pai na Doceria Pão de Açúcar, que foi inaugurada em setembro de 1948.

Mas foi em 1959, que ao mesmo tempo em que se formou em Administração de Empresas pela faculdade Getúlio Vargas, Abílio preferiu não seguir a carreira acadêmica para junto ao seu pai, liderar o projeto de criação da primeira loja de supermercado Pão de Açúcar.

Um ano depois, com a loja já em funcionamento, Abílio fez uma viagem pela Europa para observar o funcionamento de outros estabelecimentos do setor, assim conseguiu diversas informações sobre o setor que poderia utilizar contra a concorrência.

O livro não só conta esses fatos de maneira informativa, mas inserir vários detalhes e descrições de todo o trajeto do empresário.

Como exemplo, o livro diz que Abílio foi pioneiro ao criar mercados onde gôndolas eram colocadas no estabelecimento, onde donas de casa podiam pegar as mercadorias, coisa que na época só existia na França.

Além de todas suas passagens o livro também conta quão metódico Abílio é, como sua rotina é toda programada para não perder tempo, exemplo disso é a arrumação de sua mala feita há mais de 20 anos pela mesma secretária, os horários que pratica esportes, entre diversas outras coisas.

Assim com outros grandes empresários internacionais, tem suas manias e demite sem pensar duas vezes. É um empresário prático a quem importa mais os resultados do que qualquer outra coisa.

 

Atualmente aos 81 anos, Abílio ainda é um nome lembrado por todos como um empresário bem sucedido.

Por que ler o livro Abílio?

Você empresário que busca informações da história deste grande empresário, desde o início da sua carreira até os dias atuais, é um livro muito interessante.

Leia, estude e aplique as estratégias de negócio deste grande empresário para a sua realidade. É difícil fazer isso? Claro que sim, mas fazer as mesmas coisas que todos os seus concorrentes estão fazendo não vai levar você a lugar nenhum.

Espero que tenha gostado deste breve resumo do livro.

Veja o livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o Review do Livro Abílio.

Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico. A trajetória de Abílio Diniz [Resumo + Review do Livro]
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Administração!