A Arte de fazer acontecer – O Método GTD – Getting Things Done [Resumo + Review do Livro]

Livro: A Arte de fazer acontecer – O Método GTD – Getting Things Done (Estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse).
Autor: David Allen
Editora: Sextante
Ano: 21 de junho de 2016
Páginas: 352

livro a arte de fazer acontecer - resumo

O Livro A Arte de Fazer Acontecer trás um conteúdo fantástico e muito prático capaz de capaz de ajudar pessoas super ocupadas a restabelecer o controle da própria vida.

Mas a arte de fazer acontecer o quê? Podemos dizer que é qualquer coisa e em qualquer área da sua vida, seja pessoa, profissional, familiar, espirituais e diversas outras coisas que leva pouto ou muito tempo para ser finalizado.

O livro mostra um passo a passo, praticamente te pega pela mão e diz: Você vai fazer assim e assim, e depois que fazer isto, faça aquilo.

É um conteúdo extremamente rico que se você estiver realmente precisando se organizar e melhorar nesta área abordada pelo livro será uma leitura impressionante.

Com certeza você utilizará o livro diversas vezes. Conforme o tempo passa, provavelmente voltará a ler algum trecho para relembrar algum conceito ou alguma informação importante que possa ter ficado esquecida na memória.

 

O Método abordado no livro, o GTD (Getting Things Done) é um método com foco em produtividade e que precisa um pouco de esforço para ser aprendido, mas o que não precisa de esforço, não é?

Quando você implementar esse método na sua rotina, verá um salto de produtividade e até mesmo de qualidade de vida.

Continue lendo para ver um breve resumo do livro A Arte de Fazer Acontecer.

Resumo do Livro A Arte de Fazer Acontecer

O Método GTD (Getting Things Done) apresentado no livro A Arte de Fazer acontecer é um método de produtividade muito consagrado em todo o mundo. É considerado por muitos o melhor método que existe.

Agora segundo o próprio autor, as pessoas que menos precisam deste método em suas vidas são as que mais gostam do método. Segundo David Allen, essas pessoas naturalmente já buscam maneira de se engajar com a vida e de promover mudanças quando acreditam que mudar seja o melhor caminho.

O livro trás ótimos conceitos para quem busca dicas rápidas e mesmo se o leitor não pretender adotar o método por completo. É claro que nenhuma dessas dicas sozinhas pode ser comparada com o método como um todo.

Após ler o livro comecei a utilizar o método e literalmente sinto mudanças significativas em minha vida, seja no sentido de aproveitamento, equilíbrio em diversas áreas, gerenciamento de demandas, aprender a dizer não, entre diversos outros benefícios que trouxe para mim.

É um conteúdo incrível que pode ser aplicado com outros conteúdos, como outros livros de produtividade, de foco entre diversos outros assuntos.

 

Gostaria de sugerir outros livros que complementariam o conceito do livro A Arte de Fazer Acontecer, como O Poder da Ação, A Tríade do Tempo, O Poder do Hábito, entre diversas outras obras.

Estrutura do livro A Arte de Fazer Acontecer

PARTE 1 – A ARTE DE FAZER ACONTECER

Capítulo 1 – Uma nova prática para uma nova realidade

Capítulo 2 – A arte de controlar a própria vida: os cinco passos para dominar o fluxo de trabalho

Capítul 3 – Como tocar os projetos com criatividade: as cinco fases do planejamento de projetos.

PARTE 2: A PRÁTICA DA PRODUTIVIDADE SEM ESTRESSE

Capítulo 4 – Ponto de partida: definindo o tempo, o espaço e as ferramentas

Capítulo 5 – Capturar: juntando a “tralha”

Capítulo 6 – Esclarecer: esvaziando a caixa de entrada

Capítulo 7 – Organizar: delimitando os compartimentos certos

Capítulo 8 – Refletir: garantindo a eficácia e a funcionalidade do sistema

Capítulo 9 – Engajar: decidindo as melhores ações

Capítulo 10 – Como manter os projetos sob controle

PARTE 3 – A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS

Capítulo 11 – O poder do hábito de capturar

Capítulo 12 – O poder de decidir a próxima ação

Capítulo 13 – O poder do foco nos resultados

Capítulo 14 – GTD e a ciência cognitiva

Capítulo 15 – O caminho para o domínio do método GTD.

É um livro muito interessante assim como já citei nos parágrafos acima. Se você busca uma forma de encontrar dicas e soluções para ser mais produtivo e mais assertivo em sua vida seja profissional, pessoal ou em diversas outras áreas, é uma obra incrível para você!

Através do livro A Arte de Fazer Acontecer você poderá ter uma nova visão sobre produtividade, foco hábitos, comportamentos, ações e resultados. São ensinamentos incrivelmente valiosos que facilmente podem valer mais que diversos MBAs disponíveis no mercado.

Espero que tenham gostado deste breve resumo do livro A Arte de Fazer Acontecer, do autor David Allen.

Veja este livro na loja da Amazon.

Abaixo você encontra o review do livro A Arte de Fazer Acontecer.

A Arte de fazer acontecer – O Método GTD – Getting Things Done [Resumo + Review do Livro]
Avalie este post
Faça parte do GRUPO VIP de Resumo de Livros
Coloque seu E-Mail abaixo e receba gratuitamente resumo dos melhores Livros de Administração!